O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais seis questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware e por email.
Como receber menos emails do Google Plus?
Boas.
Como faço para desativar os avisos via mail que me vai parar à caixa de correio do Gmail de cada vez que há uma nova publicação na Comunidade Pplware do Google Plus?
Obrigado!
Rui Almeida
Resposta:
A Google apenas disponibiliza o controlo de notificações no email para convites.
Para os utilizadores que queiram ser notificados de novas publicações mas apenas no painel de notificações (ícone vermelho no canto sup. dir.) e não por email, não existe uma opção dedicada a essa finalidade.
No entanto, há uma solução que resolve o problema: filtro no email.
As imagens abaixo demonstram uma configuração funcional.
Para lá chegar basta abrir o Gmail > Definições (roda dentada) > Definições > separador Filtros > Criar um filtro (ao fundo da página).
[Respondido por Hugo Cura]
Um pouco mais sobre SQL e formulários
Boa Tarde,
Possuem artigos bastante interessantes, contudo, deixo um tema que poderão desenvolver e atrair ainda mais leitores.
Já começam a referir bases de dados, mas e se colocassem um post de como criar alguns formulários e conectá-los a uma base de dados SQL.
Assim, os amadores poderiam começar a criar os seus próprios softwares, e mais tarde alargar conhecimento de modo a desenvolver novos modelos de gestão.
O Brasil por exemplo tem imensos softwares de sucesso, cuja utilidade é fulcral, destacam-se falhas de estrutura, mas de qualquer modo, executam aquilo que lhes é solicitado.
Acho que seria um grande passo no desenvolvimento de conhecimento.
Abraço e continuem com o excelente trabalho que têm desenvolvido até ao momento.
Nelio Rosado
Resposta:
O que nos solicita já se encontra disponível no Pplware em alguns artigos. Para melhor o ajudar a encontrar o que pretende recomendamo alguns que focam precisamente o aspecto de formulários com base de dados:
- PHP é à quinta-feira – Sabe popular uma combobox?
- PHP é à quinta-feira – Sistema de Login com sessões
Temos muitos outros tutoriais que abordam esse tipo de interligação entre campos de formulário e base de dados.
Também temos alguns tutoriais que abordam questões de base de dados como por exemplo:
- Vamos aprender um pouco de MySQL…
- Uma visão descomplicada sobre…base de dados (Parte I)
- Estruturação de uma Base de Dados
- Vamos dar uns toques em queries SQL?
É tudo uma questão de procurar bem nos nossos artigos e com certeza vai encontrar a informação que necessita [Respondido por Manuel Rocha]
Vale a pena mudar do Windows 7 para o 8?
Olá, venho perguntar ao consultório pplware, se vale a pena mudar do windows 7 para o 8. tenho um Toshiba a660-12x, com windows 7 Home premium 64 bits, tem dual boot com o ubuntu 12.10.
Eu já corri o assistente de upgrade, ele mostra-me que:
“O firmware do PC não suporta o Arranque Seguro, pelo que não poderá utilizá-lo no Windows 8. (mesmo assim dará?)
Pode ser necessário instalar uma aplicação para reproduzir DVDs no Windows 8. Será preciso reinstalar o software da impressora.”
ele reencaminha-me para o site da Toshiba, para ver será suporte das aplicações: TOSHIBA Hardware Setup (esta não vi suporte para o meu), TOSHIBA Service Station (esta disse-me que havia uma atualização disponível), o TuneUp Utilities 2012, reencaminha-me para o site TuneUp Utilities (não sei se é compatível nem se existe um update para o windows 8), para o Bluetooth RFBUS/RFHID, BT Port (COM10), existem atualizações para ambos.
O resto é compatível, desde os jogos, aplicações, anti-virus, office, etc. Agora ajudem-me a decidir, também é preciso saber se é 100% compatível. Eu já testei o Windows 8 e gostei imenso da interface e da maneira de o usar.
Obrigado pela ajuda, bom fim de semana.
André Ramos
Resposta:
André,
Sendo esse um PC relativamente recente, é provável que não tenha qualquer problema de compatibilidade, como também é possível que não existam drivers para alguns dispositivos.
O Windows 8 tem uma compatibilidade bastante próxima do que é compatível com o Windows 7, ou seja, se funciona no Windows 7 é quase certo que funcione no Windows 8. Poderá inclusive utilizar os mesmos drivers, embora possa ser necessária a instalação manual dos drivers problemáticos.
À parte dos “conflitos” que refere, indicados nas ferramentas de diagnóstico que utilizou, acho que deve instalar e experimentar sem qualquer receio.
Tenha apenas em conta que, dependendo se é o Windows ou o Ubuntu (grub) a gerir o actual boot, poderá ter problemas pois é normal que a instalação do Windows danifique o grub.
Temos alguns guias no Pplware para corrigir esse problema, caso necessite.
[Respondido por Hugo Cura]
O que se passa com o meu browser?
Boa tarde.
À cerca de uma semana que tenho tido alguns problemas ao abrir um navegador (browser) de Internet. Ao fim de alguns segundos de execução do browser, aparece-me um ecrã azul (o famoso blue screen of death) e sou obrigado a reiniciar o PC. Mas isto acontece aleatoriamente, ou seja, há dias em que corre tudo bem, sem qualquer erro.
Decidi mudar de browser porque pensava que fosse culpa dele, mas estava enganado. Usava o Google Chrome e passei para o Firefox desde que o problema apareceu.
Tenho o PC (desktop) à cerca de 2 anos e nunca me tinha acontecido tal erro.
Pesquisei sobre o assunto e encontro alguns posts de pessoas com o mesmo problema e é-lhes sugerido que actualizem drivers dos componentes (placa wireless, gráfica, etc.).
Estou a correr o Windows 7, este encontra-se actualizado e todos os componentes têm os drivers mais recentes (acho eu). Já pensei em formatar mas neste momento não o posso fazer.
Espero que no meio de tanta questão tenham tempo de responder à minha.
Muito obrigado e continuem com o excelente trabalho.
Pedro Ciríaco
Resposta:
Pedro,
Esse problema que reporta não me é estranho, tendo eu inclusive padecido do mesmo mas de forma um pouco diferente. No meu caso não havia o famoso BSOD mas sim o ecrã ficar negro e flashar algumas vezes e depois recuperar. Era-me apresentada uma mensagem de problemas no ambiente gráfico e o sistema nunca mais era o mesmo.
Dos muitos testes que fiz cheguei à conclusão que o problema estava na visualização de vídeos em flash, normalmente mais do que um a correr em simultâneo ou quando eu avançava e recuava no vídeo diversas vezes.
Inicialmente pensei que se tratava de um problema exclusivo do Chrome, o meu browser de eleição, mas depressa percebi que este problema era extensível aos restantes.
A forma como resolvi o problema não foi a mais ortodoxa, mas é a que garante mais e melhores resultados. A formatação da máquina e a posterior reinstalação do sistema operativo.
Refere na sua questão que neste momento esta opção não a pode considerar pelo que o que podemos aconselhar neste momento, e para tentar remediar o problema é a procura de drivers mais recentes no site do fabricante da sua placa gráfica ou do fabricantes da sua máquina.
Algo que pode também testar é o comportamento do Internet Explorer e vr se este comportamento se mantêm. Nos meus testes este browser era mais imune a estes problemas.
É inevitável o ter de reinstalar a máquina pelo que poderá entretanto tentar reunir o que necessita para realizar este processo.
[Respondido por Pedro Simões]
E como mudar o corrector ortográfico do Safari?
Boas noites!
Vocês podem-me ajudar numa coisa? Como vocês também devem usar o Browser Safari… Existe alguma forma de colocar um corrector ortografico em português?
Cumprimentos
Artur Floriano Barbosa
Resposta:
Artur,
A forma de alterar o corrector ortográfico no Safari é extremamente simples. Apesar de não referir qual o sistema operativo onde o usa, vamos dar a informação pois a forma de o fazer é a mesma.
Comece por abrir no Safari uma página web onde saiba que está uma caixa de texto. O Pplware é uma excelente escolha!
Clique com o botão direito do rato dentro dessa caixa de texto, que no caso do Pplware pode ser uma das duas caixas de pesquisa, a do topo ou a do meio da barra lateral, e depois no menu apresentado escolha Spelling and Grammar. O menu expandirá e aí dentro devem escolher a opção Show Spelling and Grammar.
Será aberta uma janela e em baixo, na drop down poderá escolher o idioma pretendido para a correcção do texto.
Como pode ver é extremamente simples. Deixamos no entanto uma pequena questão. Assumindo que o está a usar o Safari no Windows, gostariamos de propor que mudasse para o Chrome, o Firefox, o Opera ou o Internet Explorer.
Esta proposta de mudança deve-se apenas a estar a usar um browser que deixou de ter desenvolvimentos pela Apple e não deverá ser suportado por muito mais tempo. Se pretende manter uma experiência de utilização parecido o recomendado é o Chrome, por usarem a mesma base, mas qualquer um dos restantes será excelente para a navegação Web e são compatíveis com as mais recentes tecnologias.
[Respondido por Pedro Simões]
Comprei um iPad Mini, e agora?
Comprei um iPad Mini, e agora? (deve ser a pergunta de muitos dos vossos leitores)
Venho assim pedir em meu nome e dos demais se me podem indicar:
- Leitores de video free ou pagos, preferencialmente free, que permitam armazenar os filmes no iPad e que permitam também ver filmes em streaming, que não se engasguem com ac3 e que leiam os formatos mais comuns mkv’s avi’s etc..
- Gestores de ficheiros free e pagos, também preferencialmente free’s.
Aguardo resposta,
cumprimentos,
André Barros
Resposta:
André,
Antes de mais parabéns pela compra. Sem desprimor para qualquer outro tablet, seja ele dessa dimensão ou diferente, comprou uma excelente máquina.
Sim, efectivamente recebemos com muita frequência essa questão. Não existe uma resposta taxativa, mas o que aconselho é a procurar as aplicações que necessita para a utilização do iPad e que as instale.
Temos disponíveis dezenas de artigos sobre software para iOS, com aplicações para as mais diversas funcionalidades. Veja na categoria iPad e encontrará aí todas as aplicações analisadas.
Apresentamos também frequentemente artigos com “As melhores aplicações para…” e de cada vez abordamos um tema. Basta procurar no Pplware, está disponível para todos!
Respondendo às suas duas questões…
A escolha do leitor de vídeos para o que pretende não será simples. A razão para isso é a oferta que existe. É muita e variada. No meu caso acabei por escolher o AVPlayerHD, que apesar de pago tem todas as funcionalidades que indicou e muitas mais. Aconselho a ler o nosso artigo com a análise a esse software e provavelmente optará por ele.
Quanto a softwares gratuitos não lhe posso indicar nenhum pois escolhi o pago. No entanto, no artigo do AVPlayerHD são referidos vários usados pelos restantes leitores. Veja os apresentados e decida.
Para a segunda questão a resposta será bem diferente. Do que entendi pretende um software para gerir ficheiros no iPad. Isso infelizmente não existe de forma nativa pois o iOS não permite que sejam adicionados ficheiros ao seu sistema de ficheiros. Como tal não adianta querer gerir o que não existe.
O que pode existir, e isso depende de cada aplicação, é a capacidade destas receberem ficheiros via iTunes e depois aceder-lhes dentro da própria aplicação. O AVPlayerHD é um exemplo desses softwares.
Se pretender receber ficheiros para depois lhes aceder com uma aplicação específica o que recomendamos é a utilização do email, do Dropbox ou do iCloud.
Não encare isto como uma falha do sistema operativo do iPad, mas sim uma medida de segurança para evitar problemas.
Esperamos que as respostas tenham sido as desejadas. Relembro que estamos constantemente a apresentar aplicações e soluções para os diversos sistemas operativos, no qual o iOS está incluído. [Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Pplware no Google +, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.