Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais nove questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware e por email.

Clientes de email para o Live Mail ou Outlook.com

Boa Noite,

Eu gostava de saber se existe algum cliente de email que permita fazer o mesmo que o Live Mail.

Quero com isto dizer, sem precisar de extras, posso ter o meu email sempre “igual” em qualquer computador.

Já agora, a uns tempos fizeram uns artigos sobre migrar do hotmail para o outlook, mas eu na altura não consegui configurar o Live Mail para o novo endereço.

Tive que voltar ao hotmail, sabem por acaso que configurações diferentes devo fazer?

Continuem o bom trabalho!

Cumprimentos / Best Regards

Francisco Guerra

Resposta:

Caro Francisco,

A solução que procura e que “sem precisar de extras, posso ter o meu email sempre ‘igual’ em qualquer computador” passaria por usar um protocolo de email de nome IMAP.

Infelizmente o Outlook.com, e também o Live Mail e o Hotmail, não têm disponível o suporte para IMAP como outros serviços de email concorrentes. As últimas noticias, de finais do ano passado, apresentavam para breve o suporte para IMAP, mas até agora nada foi disponibilizado.

Numa situação normal poderia usar um qualquer cliente de email, tal como o Outlook ou o Thunderbird, mas sem o suporte para IMAP nada feito.

A solução que lhe podemos apresentar passa por uma de três situações.

  1. Usar o Outlook, numa das versões disponíveis (2010, 2007 ou 2003) e instalar um plugin de nome Outlook Hotmail Connector e configurar a sua conta segundo as instruções fornecidas pela Microsoft neste link (http://support.microsoft.com/kb/2735989?wa=wsignin1.0)
  2. Caso tenha o Windows 8, a aplicação de email deste SO tem suporte para o protocolo de email que é usado pelo que bastará configurar lá a sua conta.
  3. Por fim vem o método mais complicado, mas que tem a garantia de funcionar em qualquer cliente de email, seja ele qual for! Falamos da utilização de uma conta Gmail para “converter” o seu email de POP3 para IMAP. Este processo passa por criar uma nova conta no Gmail e recolher os emails que estão no Hotmail/Outlook.com por POP3. Depois deverá activar o IMAP nessa conta e configurar os clientes que pretender com as definições do Gmail.

Quanto ao migrar de Live Mail para Outlook.com, este deverá ser um processo simples e pacifico.

Não tenho presentes os passos a serem seguidos, mas basta que faça login com as suas credênciais Live Mail no Outlook.com para que o processo decorra, mantendo o seu endereço de email original. [Respondido por Pedro Simões]


Um Android que entra em loop

Boa tarde a todos.

Eu tenho um problema no meu Android que já me está a chatear à muito tempo. O launcher do meu telemóvel (Sony Ericsson Live with Walkman, Android 4.0 oficial), às vezes, começa a reiniciar automaticamente e depois fica em loop até eu tirar a bateria ao telemóvel e voltar a ligar-lo.

Já fiz reset às definições e ao próprio launcher, não tenho coisas pirateadas nem vírus.

O que faço?

luKI

Resposta:

uKI,

Não é fácil dar uma solução com a certeza de que o problema seja resolvido.

A Sony tem algumas funcionalidades extra no launcher (TimeScape por exemplo, embora não saiba se é o caso) que podem estar a interferir com o seu funcionamento.

Isso poderá estar relacionado com ligações à conta Facebook, Twitter ou mesmo Google. O ideal seria repor essa configuração e verificar se o problema se mantém.

Caso continue a falhar, certamente que ficará resolvido com uma reposição da configuração de fábrica, embora isso provoque algum transtorno.

Há também uma enormíssima quantidade de launchers disponíveis na Play Store.

[Respondido por Hugo Cura]


Sem rede como sincronizo o meu Android?

boa tarde.

Certamente ha imensa gente a chatear-vos a toda a hora e espero ser o mais breve possivel.

Queria saber se conhecem alguma alternativa ao airdroid, mas que em vez de se ligar ao pc por wi-fi, se ligue por bluetooth,pois o meu o meu local geografico em casa, sendo o meu quarto, limita um bocado a ligacao ao meu android, em que por vezes a ligacao é perdida…

continuacao de boa tarde e espero uma resposta brevemente.

Décio

Resposta:

Décio,

Esse problema poderia ser resolvido com a instalação de um repetidor wireless no teu quarto. Desta forma conseguias ter rede sem fios nessa zona que está com esse problema.

De qualquer modo temos uma aplicação que pode resolver o teu problema. Verifica se o MyPhoneExplorer Client responde às tuas necessidades.

Este software é gratuito e pode ser encontrado neste link da Play Store.

[Respondido por Marisa Pinto]


Melhorar o arranque de um Windows XP

Boa noite, gostava de esclarecer uma duvida ou duas.

Será possivel fazer com que o meu windows xp me apresente o ambiente de trabalho só DEPOIS de todos os programas arrancarem? ou então fazer com que alguns dos meus programas nao mostrem as suas janelas enquanto arrancam??

Devia de ter enviado um e-mail com a minha duvida, ou ter preenchido o formulario de contacto, em vez de ter colocado aqui a minha duvida?

Obrigado

O Turista

Resposta:

Turista,

Existem várias soluções para o problema que apresentas. Todas assentam em software externo ao Windows e todas fazem o “atrasar” do lançar das aplicações para depois do Windows ter arrancado e estar já em plena utilização.

Bastaria procurares no Pplware, mas vou dar-te a mais completa e simples de usar de todas as que testámos até hoje.

A aplicação que falamos é o Soluto. Este fantástico software permite fazer uma análise muito completa do arranque da tua máquina e ver o que está por um lado a atrasar o seu arranque e por outro agendar para mais tarde o seu lançamento.

Recomendamos que o instales e que vejas se é esta a solução que procuras.

Deixo abaixo outras soluções menos completas, mas que são capazes de cumprir o que pediste:

[Respondido por Pedro Simões]


Como reinstalo o meu Windows 8?

 

Boas Pplware.

Eu tenho Windows 7 e pretendo actualizar para o Windows 8, aproveitando a promoção online.

A minha questão é a seguinte: depois de instalado o Windows 8, se eu pretender formatar o pc com os dvd’s de recuperação do meu computador, como volto a instalar o Windows 8?

Tenho de comprar o DVD do windows 8 ou existe algum processo que permita actualizar para o Windows 8 sempre que eu formate o pc?

Espero não ter sido confuso. Muito obrigado,

Manuel Ribeiro

Resposta:

Manuel,

Essa deve ter sido, nos últimos tempos, a pergunta mais frequente no Pplware. Arrisco dizer que recebemos centenas de pedidos de esclarecimentos para essa questão!

Felizmente o Pedro Simões entrou em contacto com a Microsoft e recebeu deles a resposta “oficial” e que colocou num artigo para que fossem esclarecidas de uma vez por todas essa questão!

O artigo em questão pode ser encontrado aqui e apresenta todos os passos que devem ser seguidos para a criação de um ISO que posteriormente pode ser usado para reinstalar o Windows 8 em caso de necessidade.

A ferramenta usada para a criação desse mesmo ISO é a mesma que é usada para o upgrade, mas os passos são ligeiramente diferentes. No final desse processo deverás ficar com um ISO no teu disco que deverás gravar num DVD e que deverás guardar, juntamente com a chave que a Microsoft te forneceu aquando da compra da licença de upgrade.

[Respondido por Helder Ferreira]


Root ao meu Android, como?

Boas, tenho um Sony Xperia U ST25i com Android “2.3.7”, kernel “2.6.3 5.7+ “, numero de compilação “6.0.B.3.184”, e preciso de fazer root mas não sei como se faz.

Será que me podem dizer com fazer, passo por passo?

Desde já obrigado pela vossa atenção.

Bruno Sousa

Resposta:

Bruno,

Para fazermos um guia para esse procedimento, isso implicaria pesquisar e experimentar o processo, o problema é que não dispomos desse modelo para o testar.

O máximo que podemos fazer, com os recursos disponíveis, é indicar o local que utilizaríamos, este thread do Forum XDA.

Lembro-me de já ter lido testemunhos de que há alguns contratempos no desbloqueio do bootloader em algumas séries. Portanto, se não funcionar com esse guia, terá de pesquisar por outros métodos.

Entretanto, pode ser que surja alguém, nos comentários, que já tenha feito o processo nesse modelo e possa dar umas dicas.

[Respondido por Hugo Cura]


Perco a rede sem fios no meu portátil!

Boa Noite.

Chamo-me Leandro Nogueira.

Sou cliente ZON FIBRA 100MB.

Possuo um ZON Hub 2.0 e um portátil ASUS X5DIN com W7 Ultimate x64 PT-PT.

Ultimamente tenho andado a ter um problema com a minha placa de rede wireless.

A placa é uma Atheros AR2985, atual subsidiaria da Qualcomm.

Dado que nem a Atheros nem a Qualcomm, disponibilizam drivers, uso o seguinte site, para obte-las: http://www.atheros.cz/

As minhas drivers são as mais recentes.

A questão que se coloca, é que a minha placa perde a ligação à internet do nada e depois volta, sem fazer nada.

Quando verifico as ligações e as informações do Windows, ele diz-me que está tudo bem e não encontra nenhum problema.

O que será?

Atenciosamente e com os Melhores Cumprimentos,

Leandro Nogueira

Resposta:

Leandro,

Não possuindo nenhum dos dispositivos envolvidos no processo, não lhe poderei apresentar uma solução.

Recomendo apenas que, para começar, procure arranjar uma “placa”/Pen de rede WiFi USB e que experimente, de modo a, caso funcione sem problemas, o router ZON e o sistema operativo possam ser deixados de parte, sendo o problema da placa WiFi ou drivers.

Caso não tenha acesso imediato a uma placa USB, poderá experimentar com uma versão Live do Ubuntu, por exemplo. Se tudo funcionar correctamente, então poderá ser dos drivers ou do Windows (poderá até, eventualmente, ter alguma aplicação que esteja a interferir com essa ligação de rede).

Note ainda que, por norma, os drivers existentes no Windows Update funcionam correctamente para esse tipo de dispositivos. Experimente desinstalar esse driver e deixar que o Windows instale os do Windows Update.

Ainda assim, e apesar de com esses drivers genéricos a sua placa dever funcionar de forma, existe um historial de problemas associados a essas placas que apenas se resolvem com os drivers fornecidos pelo site atheros.cz. Pondere a sua instalação, da versão mais recente ou mesmo versões de testes, caso o problema não se resolva com os drivers da Microsoft.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version