Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais cinco questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware e por email.

Sincronizar ficheiros no Android

 

Boa tarde somos uma empresa com 5 vendedores temos catálogos dos artigos divididos em pastas. Estes são imagens jpeg ou PDF.

Gostaria se me puderem ajudar alguma aplicação em que eles sincronizem e recebam as alterações, imagens novas e que substitua as antigas obrigado.

O sistema operativo é o Android 4.0.4.
Nelson Sousa

Resposta:

Caro Nelson,

Para lhe dar esta resposta vou supor que pretende poupar ou despender totalmente do tráfego de Internet móvel. O conhecido serviço de armazenamento Dropbox servirá perfeitamente para o que pretende, apenas precisa de uma aplicação adicional para fazer a sincronização na memória do dispositivo Android. Deve apenas ter uma conta Dropbox com capacidade para o seu repositório e memória suficiente no dispositivo Android.

A aplicação que recomendo é a DropSync.

Após instalar, terá de lhe dar autorização para que possa aceder à sua conta Dropbox. De seguida deve escolher a pasta local, no dispositivo Android, onde pretende que os dados sejam armazenados, e depois escolher qual a pasta Dropbox que pretende sincronizar.

De seguida deve escolher o método de sincronização que pretende. O método definido por omissão é o “Two-way” que sincroniza nos dois sentidos: se adicionar/apagar/alterar um ficheiro na conta Dropbox ele é actualizado no dispositivo e vice-versa. Caso não queira que as alterações no dispositivo nunca surtam efeito online (aquando de uma sincronização), escolha a opção “Download mirror”.

Depois poderá agir de várias formas: sincronizar manualmente em determinada altura do dia (onde tenha ligação Wi-Fi), activar sincronização automática sempre que se ligue a uma rede, excluir a sincronização de determinados tipos de ficheiros, definir a percentagem a partir da qual a sincronização poderá ser feita, entre outros. Tudo dependerá do que lhe for útil. Explore e compreenda as opções disponíveis.

Para finalizar só precisará de um gestor de ficheiros para navegar na pasta sincronizada. Suponho que neste aspecto já saberá o que utilizar.

A aplicação DropSync é gratuita mas limitada em algumas funcionalidades. Caso pretenda sincronizar mais que uma pasta, utilizar um algoritmo inteligente de detecção de alterações, poder enviar ficheiros a partir do dispositivo com tamanho superior a 5MB, entre outros, deverá adquirir a versão paga por 4,29€ (com 30% de desconto neste momento).

De outra forma, caso tenha ao dispor uma ligação permanente à rede móvel, poderá utilizar qualquer outro serviço de armazenamento online como Google Drive, SkyDrive, SugarSync, etc.

[Respondido por Hugo Cura]


Quero ter alertas do Facebook no iPad!

 

Bom dia,

Queria-vos colocar uma questão,

Eu uso, a minha conta de Facebook, no iPhone, iPod e agora comecei a usar no iPad. Só que reparei que as notificações e sons no iPad não aparecem.

Será que o iPhone ou ipod assumem como “Prioritário” e o iPad já não tem acesso as notificações e sons?

Ou seja a limite de equipamentos ?

Cumprimentos,

Alexandre

Resposta:

Da minha experiência com esses dispositivos e com o Facebook, este irá alertar em todos os dispositivos onde estiver configurado. Não existe nenhum “preferencial” ou “prioritário” onde sejam mostradas as as notificações ou os alarmes.

O que poderá estar a causar essa ausência de alertas é a configuração das notificações do seu iPad. Estas devem estar activas e definidas na zona de Notificações das configurações do iPad.

Para validar e activar, se necessário, deve aceder às Definições do seu iPad e aí escolher a opção Notificações.

Dentro deste ecrã deve procurar a aplicação Facebook, que deverá ter sido antes instalada, e escolhê-la.

Nas opções específicas dessa aplicação deve ter a Central de Notificações activa e  os Emblemas e Sons também ligados.

São estas as configurações que tenho no meu iPad e garanto-lhe que à mínima interacção com a minha conta ele alerta-me e de forma bem audível!

[Respondido por Pedro Simões]


Devo actualizar o meu Ubuntu?

 

Boa noite,

Tenho o Ubuntu 10.04 e gostaria de atualizar para o Ubuntu 12.04.

Esta opção aparece-me no Software Center, no entanto gostaria de saber se há problemas em atualizar a versão do meu Ubuntu através Software Center, que cuidados posso ter de tomar, entre outras coisas que considerem relevantes.

Tenho no meu pc o windows 7 e o ubuntu 10.04 (instalado numa partição específica para ele).

Já agora, os ficheiros que tenho serão perdidos?

Desde já fico grato pela atenção.

Cumprimentos,

André Dinis

Resposta:

Boas Dinis,

Por norma estas actualizações são seguras e nada se perde.

No entanto, por uma questão de prevenção, podes sempre fazer o backup dos teus documentos numa outra partição, na Cloud ou, por exemplo, num disco externo/Pen USB.

A actualização via Software Center é mais amigável que a actualização por linha de comandos, por isso é só carregar no botão para actualizar.

[Respondido por Pedro Pinto]


O meu iPhone está estranho…

 

Boa tarde, como experts que são, queria pedir-vos ajuda. Comprei no passado domingo um iPhone 5 32G (TMN) e o 2º ou 3º dia começou a fazer uma espécie de reboot com alguma frequência até que se tornou mais frequente e pediu-me para ligar ao iTunes.

Depois de ligar tenho a mensagem que tenho que fazer o restauro do sistema. Mesmo depois de limpo e sem apps nenhumas ele continua a fazer o reboot.

Sabem o que pode ser? De qualquer das formas hoje irei à Worten (onde o comprei) para tentar trocar por um novo, visto que está mais que na garantia.

Obrigado

Pedro Pegado

Resposta:

Pedro,

Esse comportamento não é de todo normal num iPhone ou em qualquer outro equipamento.

Recomendamos que proceda da forma como, provavelmente, já terá feito. Dirija-se à Worten, onde comprou o iPhone, explique a situação e o comportamento do equipamento e active a garantia.

É sem dúvida uma má experiência inicial com um equipamento tão bom, mas estes tipos de azares acontecem a todos e independentemente do equipamento.

Depois de passar este problema vai com certeza ver que o iPhone é um dos melhores telefones que pode encontrar no mercado e fará dele uma excelente ferramenta de trabalho e de lazer.

[Respondido por Pedro Simões]


Onde comprar o RaspBerry-Pi?

 

Estive a ver o artigo (https://pplware.sapo.pt/hardware/unboxing-raspberry-pi/ ), e pergunto-vos…

Existe alguma loja sem ser on-line, onde vendam o RaspBerry-Pi?

Quanto custa?

Gabriel Rodrigues

Resposta:

Gabriel,

Não temos conhecimento de nenhuma loja “física” que venda o RaspBerry Pi.

No entanto existem boas lojas on-line em PT que fazem a venda e a entrega dos mesmos via CTT.

Não querendo dar especial ênfase a nenhuma, das muitas pessoas que conheço e que têm os seus RaspBerry Pi’s, a maioria comprou na loja on-line InMotion.pt.

Pode ver aqui as ofertas que estão disponíveis e os preços de cada um dos modelos. São apenas 35.95€, o que não é muito se pensar no que o RaspBerry Pi lhe poderá oferecer em retorno.

Aconselhamos a compra também de uma caixa para ter o seu RaspBerry Pi protegido e bem arrumado. Estas caixas podem também ser encontradas na loja InMotion.pt.

Não esqueça também que necessitará de um cartão de memória para poder carregar o sistema operativo e guardar os ficheiros que pretender.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version