O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais cinco questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware e por email.
Sincronizar ficheiros no Android
Boa tarde somos uma empresa com 5 vendedores temos catálogos dos artigos divididos em pastas. Estes são imagens jpeg ou PDF.
Gostaria se me puderem ajudar alguma aplicação em que eles sincronizem e recebam as alterações, imagens novas e que substitua as antigas obrigado.
O sistema operativo é o Android 4.0.4.
Nelson Sousa
Resposta:
Caro Nelson,
Para lhe dar esta resposta vou supor que pretende poupar ou despender totalmente do tráfego de Internet móvel. O conhecido serviço de armazenamento Dropbox servirá perfeitamente para o que pretende, apenas precisa de uma aplicação adicional para fazer a sincronização na memória do dispositivo Android. Deve apenas ter uma conta Dropbox com capacidade para o seu repositório e memória suficiente no dispositivo Android.
A aplicação que recomendo é a DropSync.
Após instalar, terá de lhe dar autorização para que possa aceder à sua conta Dropbox. De seguida deve escolher a pasta local, no dispositivo Android, onde pretende que os dados sejam armazenados, e depois escolher qual a pasta Dropbox que pretende sincronizar.
De seguida deve escolher o método de sincronização que pretende. O método definido por omissão é o “Two-way” que sincroniza nos dois sentidos: se adicionar/apagar/alterar um ficheiro na conta Dropbox ele é actualizado no dispositivo e vice-versa. Caso não queira que as alterações no dispositivo nunca surtam efeito online (aquando de uma sincronização), escolha a opção “Download mirror”.
Depois poderá agir de várias formas: sincronizar manualmente em determinada altura do dia (onde tenha ligação Wi-Fi), activar sincronização automática sempre que se ligue a uma rede, excluir a sincronização de determinados tipos de ficheiros, definir a percentagem a partir da qual a sincronização poderá ser feita, entre outros. Tudo dependerá do que lhe for útil. Explore e compreenda as opções disponíveis.
Para finalizar só precisará de um gestor de ficheiros para navegar na pasta sincronizada. Suponho que neste aspecto já saberá o que utilizar.
A aplicação DropSync é gratuita mas limitada em algumas funcionalidades. Caso pretenda sincronizar mais que uma pasta, utilizar um algoritmo inteligente de detecção de alterações, poder enviar ficheiros a partir do dispositivo com tamanho superior a 5MB, entre outros, deverá adquirir a versão paga por 4,29€ (com 30% de desconto neste momento).
De outra forma, caso tenha ao dispor uma ligação permanente à rede móvel, poderá utilizar qualquer outro serviço de armazenamento online como Google Drive, SkyDrive, SugarSync, etc.
[Respondido por Hugo Cura]
Quero ter alertas do Facebook no iPad!
Bom dia,
Queria-vos colocar uma questão,
Eu uso, a minha conta de Facebook, no iPhone, iPod e agora comecei a usar no iPad. Só que reparei que as notificações e sons no iPad não aparecem.
Será que o iPhone ou ipod assumem como “Prioritário” e o iPad já não tem acesso as notificações e sons?
Ou seja a limite de equipamentos ?
Cumprimentos,
Alexandre
Resposta:
Da minha experiência com esses dispositivos e com o Facebook, este irá alertar em todos os dispositivos onde estiver configurado. Não existe nenhum “preferencial” ou “prioritário” onde sejam mostradas as as notificações ou os alarmes.
O que poderá estar a causar essa ausência de alertas é a configuração das notificações do seu iPad. Estas devem estar activas e definidas na zona de Notificações das configurações do iPad.
Para validar e activar, se necessário, deve aceder às Definições do seu iPad e aí escolher a opção Notificações.
Dentro deste ecrã deve procurar a aplicação Facebook, que deverá ter sido antes instalada, e escolhê-la.
Nas opções específicas dessa aplicação deve ter a Central de Notificações activa e os Emblemas e Sons também ligados.
São estas as configurações que tenho no meu iPad e garanto-lhe que à mínima interacção com a minha conta ele alerta-me e de forma bem audível!
[Respondido por Pedro Simões]
Devo actualizar o meu Ubuntu?
Boa noite,
Tenho o Ubuntu 10.04 e gostaria de atualizar para o Ubuntu 12.04.
Esta opção aparece-me no Software Center, no entanto gostaria de saber se há problemas em atualizar a versão do meu Ubuntu através Software Center, que cuidados posso ter de tomar, entre outras coisas que considerem relevantes.
Tenho no meu pc o windows 7 e o ubuntu 10.04 (instalado numa partição específica para ele).
Já agora, os ficheiros que tenho serão perdidos?
Desde já fico grato pela atenção.
Cumprimentos,
André Dinis
Resposta:
Boas Dinis,
Por norma estas actualizações são seguras e nada se perde.
No entanto, por uma questão de prevenção, podes sempre fazer o backup dos teus documentos numa outra partição, na Cloud ou, por exemplo, num disco externo/Pen USB.
A actualização via Software Center é mais amigável que a actualização por linha de comandos, por isso é só carregar no botão para actualizar.
[Respondido por Pedro Pinto]
O meu iPhone está estranho…
Boa tarde, como experts que são, queria pedir-vos ajuda. Comprei no passado domingo um iPhone 5 32G (TMN) e o 2º ou 3º dia começou a fazer uma espécie de reboot com alguma frequência até que se tornou mais frequente e pediu-me para ligar ao iTunes.
Depois de ligar tenho a mensagem que tenho que fazer o restauro do sistema. Mesmo depois de limpo e sem apps nenhumas ele continua a fazer o reboot.
Sabem o que pode ser? De qualquer das formas hoje irei à Worten (onde o comprei) para tentar trocar por um novo, visto que está mais que na garantia.
Obrigado
Pedro Pegado
Resposta:
Pedro,
Esse comportamento não é de todo normal num iPhone ou em qualquer outro equipamento.
Recomendamos que proceda da forma como, provavelmente, já terá feito. Dirija-se à Worten, onde comprou o iPhone, explique a situação e o comportamento do equipamento e active a garantia.
É sem dúvida uma má experiência inicial com um equipamento tão bom, mas estes tipos de azares acontecem a todos e independentemente do equipamento.
Depois de passar este problema vai com certeza ver que o iPhone é um dos melhores telefones que pode encontrar no mercado e fará dele uma excelente ferramenta de trabalho e de lazer.
[Respondido por Pedro Simões]
Onde comprar o RaspBerry-Pi?
Estive a ver o artigo (https://pplware.sapo.pt/hardware/unboxing-raspberry-pi/ ), e pergunto-vos…
Existe alguma loja sem ser on-line, onde vendam o RaspBerry-Pi?
Quanto custa?
Gabriel Rodrigues
Resposta:
Gabriel,
Não temos conhecimento de nenhuma loja “física” que venda o RaspBerry Pi.
No entanto existem boas lojas on-line em PT que fazem a venda e a entrega dos mesmos via CTT.
Não querendo dar especial ênfase a nenhuma, das muitas pessoas que conheço e que têm os seus RaspBerry Pi’s, a maioria comprou na loja on-line InMotion.pt.
Pode ver aqui as ofertas que estão disponíveis e os preços de cada um dos modelos. São apenas 35.95€, o que não é muito se pensar no que o RaspBerry Pi lhe poderá oferecer em retorno.
Aconselhamos a compra também de uma caixa para ter o seu RaspBerry Pi protegido e bem arrumado. Estas caixas podem também ser encontradas na loja InMotion.pt.
Não esqueça também que necessitará de um cartão de memória para poder carregar o sistema operativo e guardar os ficheiros que pretender.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.