Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais sete questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware e por email.

Quero mexer nas minhas pastas no Windows 8

Boa Tarde, eu tenho uma pequena duvida e penso que o pplware pode ajudar.

Eu a pouco tempo Instalei o w8 no meu portátil, no entanto tenho me deparado com avisos e por vezes erros no momento que manipulo ficheiros/pastas no Disco local.

Essa imagem demonstra o problema.

Eu já fiz algumas pesquisas e já “ganhei” poder do disco, no entanto sempre que instalo algum software esses novos ficheiros e pastas ficam sem as novas definições….

Porque raio o windows 8 não mete na cabeça que sou eu o Administrador?

Francisco Guerra

Resposta:

Caro Francisco. A actual protecção do Windows 8 é um grande dilema que afecta, essencialmente, utilizadores mais experientes.

É possível desactivar essa segurança mas isso implica que as aplicações modernas (conhecidas por “Metro”), associadas à Store, falhem. A utilidade desta operação só dependerá da utilização que faz desse tipo de aplicações.

O método é o seguinte:

Sempre que tentar abrir uma app moderna, verá a seguinte mensagem:

De outra forma, poderá ser utilizada a conta de administrador escondida, com a mesma restrição de utilização nas apps modernas, mas que pode servir para um propósito pontual. É recomendado que esta conta escondida seja activada apenas temporariamente e que esteja protegida por palavra-passe, pois é uma conta realmente de Administrador.

Para a activar basta:

A conta de administrador está pronta a ser utilizada. Para a desactivar basta substituir yes por no.

Note-se que esta conta de Administrador integrada é uma conta local que não pode ser associada com uma conta Microsoft, daí inviabilizar a execução das apps modernas como referido anteriormente.

[Respondido por Hugo Cura]


Sincronizar contactos entre dispositivos

Bom dia,

Tenho um ipad e um Optimus Madrid (Android).

A minha questão é a seguinte, como posso ter os contatos sincronizados entre os 2 aparelhos, utilizando eu o icloud para os gravar e também sincronizar com o Mac.

É que tendo no icloud também não consigo sincronizar com o Outlook no windows.

Abraço e continuação do excelente trabalho 😉

José Meireles

Resposta:

Caro José Meireles,

O seu problema é de simples solução. Basta que faça uso de apenas um serviço de sincronização, e de preferência aquele que é mais “aberto” para os utilizadores.

Estamos, naturalmente, a falar do serviço que a Google tem para os seus utilizadores. Pressuponho que tem já uma conta Gmail e que a usa no seu Android. Aconselhamos antes de mais que faça a sincronização dos contactos que tem no seu telefone com o Google Contacts, algo que deverá estar já a fazer.

Tendo essa base central de sincronização de contactos só tem mesmo de começar a adicionar dispositivos, independentemente do sistema operativo que utilize.

No caso do iPad aconselhamos que leia o artigo que escrevemos e que explica como configurar a sincronização de contactos entre este dispositivo e os contactos do Gmail. O artigo pode ser lido aqui.

Para fazer a sincronização entre os contactos Google e o seu Outlook no Windows existem várias opções. O Pplware já as apresentou e recomendamos também que leia os artigos abaixo para que escolha a que melhor o satisfizer:

Existe no entanto uma situação que deve ter em conta e que provavelmente irá impedir de as usar num futuro próximo. A Google está a terminar o suporte para a sincronização de contactos e calendário (Google Sync) e passará a suportar apenas os protocolos CalDav e CarDav.

[Respondido por Pedro Simões]


Como fazer bibliografia no LibreOffice?

Boa tarde,

Antes de mais quero felicitar os responsáveis pelo Pplware pelo excelente trabalho que desenvolvem.

Pelo que vou acompanhado dos artigos publicados, cada vez mais tenho interesse em fazer parte do universo Linux, só ainda me prendo ao windows devido aos programas livres não terem a capacidade dos pagos para windows.

De momento o último grande impedimento na migração para SO Linux está no LibreOffice, actualmente estou a desenvolver um trabalho académico com uma grande extensão e com muitas fontes bibliográficas, fontes essas que como no Microsoft Office consigo gerir só que quando quero no fim criar a lista das bibliografias automáticas o LibreOffice não assume os dados que estão no banco de dados.

Passo a explicar melhor, ao longo do trabalho sempre que cito algum livro coloco uma nota de rodapé a fazer referencia ao mesmo, e não crio as típicas notas de abreviaturas que o LibreOffice faz ao utilizar uma bibliografia da base de dados, e ao não realizar desse modo, o mesmo não me permite no fim que a lista da bibliografia seja actualizada.

No Microsoft Office por exemplo, posso criar uma lista enorme de bibliografias e nunca fazer referencia as mesmas durante o texto, e trabalhar como exemplifiquei acima, e mesmo assim, o MO permiti-me que no fim ao criar a lista de bibliografias consultadas e em base de dados, sejam todas referidas na criação da bibliografia automática.

Existe algum modo de com o LibreOffice efectuar o mesmo? Já procurei por várias paginas de Internet sobre o assunto, e todas explicam do mesmo modo, modo que não queria utilizar.

Como costumam sempre ser muito prestativo no esclarecimento dos vossos leitores, vinha tentar obter alguma ajuda neste assunto.

Resta-me agradecer desde já toda a ajuda prestada e tempo perdido com a minha duvida.

(Joaquim Fernandes)

Resposta:

Viva Joaquim,

Antes de mais muito obrigado pelas palavras proferidas.

Relativamente à sua questão, aconselhamos à utilização do fantástico gestor de bibliografias Mendeley.

O Pplware já o apresentou e analisou neste artigo.

O Mendeley está disponível para Linux e tem inclusive um plugin para o LibreOffice e também integra bem com os browser mais populares.

[Respondido por Pedro Pinto]


E um teclado wireless para o Android?

 

Olá,

antes de mais peço imensa desculpa por contactar desta forma, mas é um bocado “urgente” (a minha vida não depende disto, mas o bem estar sim :p) e não consegui esperar pelo consultório de duvidas.

A minha dúvida é a seguinte: teclado wireless + tablet android (mais especificamente galaxy tab 2), há algum problema de compatibilidade? Basta conectar e tá feito?

Obrigado e continuação de bom trabalho 🙂

Boas festas!

Nuno Ribeiro

Resposta:

Caro Nuno Ribeiro,

Considerando que o teclado terá um receptor USB, sim, funcionará sem problemas, desde que tenha um adaptador específico para o seu tablet.

Pode encontrar o adaptador no endereço abaixo:

– Galaxy Tab Adapter (USB)

Esse adaptador também existe em versão “linha branca” por cerca de 1.20€.

Se o teclado for bluetooth funcionará sem qualquer adaptador.

[Respondido por Pedro Simões]


Pode um vírus saltar entre VM e Host?

Bom dia,

…e como eu gosto muito do vocês, trago mais uma dúvida

temos o seguinte cenário:

  • windows 8 a funcionar em modo virtual no VirtualBox que tem como Host o windows 7.

Questão #1: pode uma ameaça dentro do windows 8 propagar-se para dentro do windows 7?

tenho esta dúvida porque há uns tempos, no meu windows xp a funcionar no virtualbox, fui testar um site que tinha um script malicioso, e o antivírus no win xp detetou a ameaça, e o antivírus do windows 7, que estava como host também detetou a ameaça. Fiquei confuso, pois pensava que em as ameaças não saiam do ambiente virtual. em ambos os casos usei o norton internet security.

Questão #2: para além do antivírus e de uma firewall instaladas no meu pc, que outras estratégias posso eu usar para me proteger?

abraço a todos e votos de um feliz e santo natal.

David Simões

Resposta:

David,

Ainda bem que gosta de nós e nos coloca estas questões difíceis! Pode parecer que apenas lhe servem a si mas de certeza que vão ser úteis para os restantes leitores.

Mas respondendo às suas questões em concreto…

Resposta 1: o VirtualBox utiliza recursos da máquina real. No que diz respeito à ligação de rede, é utilizada uma Bridge NAT o que implica, obviamente, que toda a comunicação de rede passe pela interface geral do sistema.

Isso poderá, consequentemente, fazer alertar os mecanismos de segurança que monitorizam a ligação de rede, mas que poderá não ser necessariamente uma ameaça.

Resposta 2: Depende do sistema operativo. O Windows há muito que está equipado com uma firewall.

É muito simples e básica, não haja dúvida, mas é funcional e serve perfeitamente para o propósito. Como protecção anti-vírus, pessoalmente, utilizava o Eset Smart Security no Windows 7 mas desde que utilizo o Windows 8 que esqueci completamente qualquer software do género.

O Windows 8 está claramente preparado para a “era da internet” e dispensa softwares desse tipo. Isto implica, claro, que haja razoável bom-senso “entre a cadeira e o teclado”, pois a falta disso nenhum software é capaz de valer.

Resumindo, o que já usa parece-me bastante apropriado e abrangente. Poderá, adicionalmente, utilizar o ccleaner ou semelhante para limpar ameaças de outra espécie.

[Respondido por Hugo Cura]


Um Ubuntu que não acorda

Em primeiro venho desejar-lhes Feliz Natal e Bom Ano de 2013.

Em segundo, pedia a vossa ajuda para um problema.

Tinha um portátil Acer (E-escolas) com o Windows 7 32 Bit no qual instalei um segundo SO (Ubuntu).

Esta instalação foi feita usando o aplicativo que permite instalar um SO como um programa normal.

Acontece que a dias o portátil avariou e como o arranjo ficava mais caro que o preço que tinha dado por ele, resolvi comprar outro portátil da mesma marca (Acer).

Este vinha com o Windows 7 64 bit instalado, e quando tentei instalar o Ubunto da mesma maneira que no portátil antigo, depois de a instalação estar feita e reiniciar o portátil  este fica parado no inicio da configuração do Ubuntu, não passando daí.

Gostava de saber como posso resolver esta situação sem ter que criar uma partição própria para o Linux ou usar uma máquina virtual.

Atentamente

José Pires

Resposta:

Viva José Pires

Certamente o sistema para devido a algum serviço ou incompatibilidade com o sistema  (o que não é muito comum). Aconselho a arrancar o Sistema apenas em modo recovery para verificar qual o serviço que o faz parar.

Para isso reinicie o sistema e carregue na tecla SHIFT até aparecer o Grub.  Depois escolha Advanced Options for Ubuntu

e depois escolher o modo recovery mode

Aguardamos o seu feedback para o tentarmos ajudar no caso de esta solução não funcionar no seu sistema

[Respondido por Pedro Pinto]


Mas e como desligar os dados móveis num Android?

Esta questão chegou-nos pessoalmente e foi reportada por uma pessoa amiga de um colaborador

Problema com Samsung I5801 (com Android 2.1) que não permitia desligar os Dados Móveis e mostrava-os como estando sempre ligados.

Resposta:

Depois de verificar que o Smartphone em questão, com o Android 2.1 não dispunha de opção Definições–>Wifi e Ligações de Rede–>Redes Móveis–>Dados Móveis tentou-se utilizar o APN Portugal para controlar os Dados Móveis e tal não resultou também.

Fez-se uma formatação para valores de fábrica do telemovel, e o problema manteve-se. A única alternativa, que funcionou foi a de utilizar um dos códigos secretos (ver neste artigo) do sistema Android.

O código em questão foi o *#*#4636#*#* que permite aceder a diversas informações do sistema e entre outras desligar os Dados Móveis.

Deve-se marcar o código acima indicado tal como se fosse uma chamada (não permite gravar como contacto do telemóvel) e depois quando aparecem as opções, seleccionar “Propriedades do Telefone”.

De seguida, pressionar o botão Menu do telemóvel e escolher a opção “Mais”. Por fim aparecem duas opções, Desligar Dados Móveis ou Desligar Dados Móveis no Arranque, e escolhe-se a mais adequada.

(Atenção que para se voltar a ligar dados móveis deve-se usar o mesmo modo, mas escolhendo Ligar Dados Móveis ou Ligar Dados Moveis no Arranque)

[Respondido por Paulo Silva]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version