O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais cinco questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.
E um antivírus para o Windows 8?
Boas! off topic Ainda não encontrei um antivirus decente para colocar no windows 8…
Não me conseguem indicar um que seja compativel? Estou a ver que assim que tenha tempo, para configurar a uefi e o resto, instalo o win7 e o ubuntu…
Cumps,
Reis
Resposta:
Caro Reis,
O Windows 8 tem uma segurança melhorada em relação ao Windows 7 e, agora, complementa a solução da Microsoft para anti-spam, anti-virus e anti-malware, o Microsoft Security Essentials.
Se tentar instalar esse software, surgirá a seguinte mensagem:
Existem outras soluções, mas porquê investir recursos ou dinheiro quando o sistema já está protegido?!
[Respondido por Hugo Cura]
Onde encontro o Windows 7?
Não sei se este é o sitio certo para expor e tirar a dúvida que tenho, mas à muito que visito diariamente o Pplware, e sei como são fantástico no auxilio aos vossos leitores.
É o seguinte:
Comprei recentemente um PC Portátil, que vem com o Windows 7 Premium 64 bits. O problema é que vem cheio de tralha, e queria efectuar uma instalação limpa do windows.
Uma vez que tenho a chave, gostava de saber se há a possibilidade de efectuar o download do Windows 7 nalgum local, para usar a minha licença, e mais tarde comprar o Windows 8 (uma vez que tenho direito à promoção dos 15€).
Obrigado desde já pela vossa ajuda.
Cumprimentos
Rúben Duarte
Resposta:
Olá Rúben,
Sim, é possível fazer o download legal do ISO do Windows 7 aqui. A chave legal que é compatível com qualquer ISO descarregado, desde que seja a mesma edição e arquitectura, ou seja, Home Premium x64.
Boa sorte.
[Respondido por Ana Narciso]
Discos de recuperação, são realmente úteis?
Boas,
Tenho algumas duvidas sobre os processos relacionados com discos de recuperação e criar imagem.
1º Comprei um portátil Toshiba com W8, o programa “TOSHIBA Recovery Media Creator”, permite criar um disco de recuperação do sistema. Ao utilizar este programa o disco de recuperação que é criado, reporta-se sempre ás configurações de fabrica, mesmo sendo criado após a máquina estar divinamente personalizada?
2º O programa de recuperação do W8, faz o mesmo que o “TOSHIBA Recovery Media Creator”, com a diferença de ser com a personalização por nós efetuada, com os nosso programas e ficheiros?
3º A diferença entre disco de recuperação e imagem é um ser gravado num disco e o outro ficar numa partição?
4º No W8 aparece recuperação e por baixo recuperação do W7, qual a diferença entre os dois? Porque aparece W7 no W8?
5º Ao fazer a imagem, deve-se apagar a imagem de origem com as definições de fábrica? Pode-e remover para um disco externo e depois recolocar? Ou ao criar um disco de recuperação com o programa da marca, pode-se apaga a imagem com as definições de fábrica?
Desculpem estas questões todas,mas é para ver se fico esclarecido de vez,
Obrigado!!
Rui Santos
Resposta:
Resposta à primeira e quinta questão: Sim, o software de recuperação cria discos da imagem do sistema que está na partição Recovery, que se trata neste caso do Windows 8 com as personalizações da marca (software da Toshiba, drivers, etc).
A partição recovery pode ser removida, no entanto, por questões de segurança, no caso dos discos de recuperação estarem danificados ou aparecer algum problema com o leitor óptico, é recomendável manter essa partição.
Resposta à segunda questão: Se te estiveres a referir à funcionalidade de criar um disco de recuperação do Windows, sim, a imagem é criada de como o sistema está no momento da criação da imagem, a diferença entre esta funcionalidade e a partição de recuperação, é que devido às normas europeias, todos os computadores têm de trazer uma forma de reinstalar o sistema.
Resposta à terceira questão: Sim e não. A diferença é que uma imagem é um único ficheiro que contém todo o software podendo essa estar num disco, num CD/DVD, numa pen, etc, os discos de recuperação têm a mesma imagem da partição recovery mas em formato expandido e dividida em vários CDs/DVDs.
Resposta à quarta questão: Não conhecendo a aplicação TOSHIBA Recovery Media Creator parece que apenas uma de duas situações poderá acontecer.
Poderá estar também disponível a possibilidade de fazer uma recuperação para a versão 7 do Windows, o que não parece muito lógico pois o Windows 8 está presente.
Por outro lado e se isso for na zona de criação de imagens, o TOSHIBA Recovery Media Creator necessita de executar operações diferentes consoante a versão do Windows presente e por isso apresenta as duas opções.
Provavelmente a resposta certa é a segunda e existem formas diferentes de fazer as imagens, quer esteja num Windows 7 ou num Windows 8. A nova versão do Windows é ainda muito recente e existem ainda portáteis com o Windows 7, pelo que foi mantida a opção para o 7.
[Respondido por Hélder Ferreira]
O consumo da fonte de alimentação!
Correndo o risco de desenterrar tópicos antigos a pergunta que faço é esta. Uma fonte de 500 Watts consome mesmo 500 Watts?…
Resposta:
Não, não é assim que isso funciona.
Digamos que o valor “rotulado” é a potência máxima que a fonte consegue fornecer aos componentes. Supondo que a fonte tem uma eficiência de 80%, para fornecer 500W (output) terá de consumir 625W (input).
Mas a par disso, a fonte só consome aquilo que lhe for exigido. Supondo que o PC está a consumir (exigir) apenas 150W (depende do PC, mas é um valor comum em idle/pouca utilização), então o consumo será de 187.5W (com 80% eficiência, que também é um valor geralmente bom).
A potência output de referência é a potência máxima, digamos que não é para ser usada continuamente, em situações normais. A potência nominal (a de condições de funcionamento máximo normal) deve ser cerca de 70% da potência máxima. Isso previne, obviamente, situações de sobreaquecimento, baixa de rendimento (pois o rendimento não é linear) e quebra na estabilidade (o que pode danificar componentes).
[Respondido por Hugo Cura]
Tenho um iPad e agora?
Caros,
Depois de andar a namorar um tablet e sem saber qual escolher lá me decidi. Em parte a culpa é vossa e foram os vossos bons conselhos que me apontaram na direcção que penso ter sido a mais acertada!
Escolhi o iPad, por todas as razões e mais algumas… Não me arrependo, mas agora começaram a surgir as naturais dúvidas de quem tem um bicho destes no colo pela primeira vez.
São questões mais do que óbvias, mas que para mim são importantes. E como a culpa é vossa, nada melhor que vos colocar essas questões!
Uma das razões que me levou a comprar o tabet foi o poder ver os meus vídeos favoritos neste suporte. O problema é que não faço a mínima ideia de como os colocar dentro do iPad.
Podem ajudar-me? Conto com isso.
Obrigado,
José Carlos
Resposta:
José,
Se a culpa é nossa então temos a obrigação mora de o ajudar. Não queremos que se sinta defraudado com a escolha que fez.
A forma de passar vídeos para o iPad é simples, mas pode requerer alguns passos se o formato do vídeo não for o suportado por este.
O iPad, bom como qualquer outro iDevice apenas suporta vídeos no formato Mov. Por esta razão, se os seus vídeos estiverem num formato diferente tem necessidade de proceder à sua conversão.
Existem algumas ferramentas que pode usar para essa conversão o muitas delas foram já apresentadas no Pplware. Deixo-lhe apenas dois exemplos de conversores, dos muitos que já analisámos. Não são melhores nem piores que os restantes. São dois simples exemplos.
Como não sabemos que sistema operativo tem no seu computador, fica um para Windows e outro para Mac. O Linux, por não ter versão do iTunes não nos parece interessar, apesar de termos também alternativa.
Depois de ter os seus vídeos convertidos apenas necessita de os arrastar para o iTunes, de modo a que estes sejam importados. Se os arrastar para cima do iPad, dentro do iTunes estes ficam apenas disponíveis no seu dispositivo, se optar por o deixar na zona de vídeos estes podem ficar disponíveis para outros dispositivos que venha a ligar mais tarde.
Apesar de ser um sistema operativo “fechado”, existem algumas alternativas mais simples que a proposta. Estão disponíveis na App Store aplicações que conseguem ler vídeos em formatos mais comuns e que não se limitam aos ficheiros Mov.
No meu caso uso a aplicação AVPlayer que consegue dar bem satisfazer as minhas necessidades. Não é gratuito, mas o seu preço é reduzido.
Para além de todos os formatos suportados tem a capacidade de mostrar legendas e permite que enviem vídeos para o iPad por FTP ou HTTP.
Infelizmente o AVPlayerHD está temporariamente fora da App Store e sem datas para retornar. No entanto existem muitas alternativas na App Store pelo que aconselhamos que procure e certamente encontrará uma alternativa.
Recomendamos que antes de comparar verifique na Internet o que os utilizadores têm a dizer de cada um. Para que não tenha uma falha que considere importante.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.