Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais cinco questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.

Da Box Meo para o disco

As funcionalidades que os operadores por cabo agora disponibilizam permitem que gravemos para um disco local os programas que pretendermos ver mais tarde.

A presença de uma porta USB nesses equipamentos e a possibilidade de os ligarmos a uma rede de dados abre o apetite para explorarmos a possibilidade de retirarmos desse disco esses conteúdos.

O leitor Rui Filipe pretende saber a forma simples de poder copiar para o seu PC estas gravações.

Olá,

alguém sabe como retirar videos gravados na Box da MEO? Gravei alguns programas e gostava de os transferir para o PC, para que caso a box queime (já “queimei” 3) não perca as gravações.

Obrigado.

Resposta:

Não é possível retirar os vídeos da box da Meo (além de ser ilegal tentar fazê-lo).

Embora seja usado um disco rígido convencional, o vídeo está encriptado com uma cifra não conhecida que não permite a sua visualização.

A solução (arcaica, mas “razoável”) que pode utilizar, é um gravador de vídeo (DVD, BluRay, PC, whatever) com o input da box.

Os conteúdos terão obviamente de ser reproduzidos em tempo real.


Informacões sobre Android Cyanogenmod

A inexistência de actualizações de Android por parte de alguns fabricantes leva a que muitos dos seus clientes tenham de procurar alternativas em Roms disponibilizadas pela vasta comunidade de programadores que se dedicam a criar e a manter estas distribuições paralelas e não oficiais.

Mas este processo nem sempre é simples e para todos os que se iniciam neste meio gera-se muitas vezes algum receio de colocarem os seus telefones num estado que os deixa inutilizáveis ou de simplesmente os bloquearem sem hipótese de recuperação.

O leitor Tiago Oliveira pede ajuda para que o orientemos no sentido de perceber a forma mais simples de aplicar a Rom Cyanogenmod no seu Galaxy S Plus.

Boa noite.

Tenho uma dúvida sobre o Android no caso do Cyanogenmod. Tenho um Galaxy S Plus com Android 2.3.6.

A questão é que queria fazer ROOT ao equipamento, como tal ando sempre a ver se há alguma coisa que possa fazer.

Consulto o site xda-developers e é uma confusão tremenda entender e encontrar alguma informação. Consulto alguns videos sobre o assunto mas não consigo encontrar aquilo que quero.

As perguntas são se o Cyanogenmod 9 ou 10 é a solução para melhorar o equipamento, e onde posso encontrar a “tal coisa” que tenciono… fazer um upgrade ao Galaxy. Infelizmente o Samsung não contemplou este equipamento para o 4.0 como para o Galaxy S Advance, politiquice…

E uma outra questão sobre o funcionamento do Android, não partilha da mesma opinião que a Android devia oferecer actualizações gerais para todos os terminais recorrendo a limitações face aos equipamentos disponíveis no mercado? Adaptar o 4.1/4.0 (por exemplo) a equipamentos como eu ou outro? Até de gama baixa. Acredito que há equipamentos que não suportariam tanta informação, mas não seria uma solução para eliminar tanto a divisão na área do android?

Será que as pessoas terão de recorrer sempre a um Go Launcher para dar aquele “toque” para estar na Moda?

Resposta:

O fórum xda-developers é mesmo o local correcto para fazer o que quer.

O processo resume-se em 3 processos:

É certo que é necessário algum tempo e paciência para compreender os métodos, recomendo que comece por aqui, é um guia completíssimo e raro de encontrar com essa organização.

Depois aqui tem muitas ROMs à escolha, até já baseadas no Android Jelly Bean (embora ainda não estáveis), basta ver o que ainda não está devidamente a funcionar e optar por uma que lhe sirva.

Quanto às políticas de actualização, a Google não poderá obrigar a actualizações uma vez que os fabricantes utilizam o software da Google como código-aberto. A Google fornece o seu sistema operativo “em troca” de utilização do seu software e serviços.

O que vai surgir brevemente (espera-se um anúncio nesse sentido no próximo evento da Google no dia 29 deste mês), é a existência permanente de equipamentos Nexus – os tais que a Google suporta directamente, sem alterações do fabricante – para todas as principais marcas, abrangendo smartphones e tablets.

Dessa forma espera-se um maior controlo de versões e confiança para os utilizadores Android.


Melhorar o sinal Wireless

A criação e disponibilização de redes sem fios veio permitir novas forma de mobilidade e de deixarmos de estar presos às secretárias e ao tradicionais locais onde habitualmente trabalhávamos.

Essa mobilidade tem também inconvenientes e essas redes não permitem a verdadeira mobilidade, estando os seus utilizadores de se manter no seu raio de alcance.

Mas e como melhorar o sinal recebido se a nossa fronteira coincide com a fronteira da rede a que queremos aceder? É esta a pergunta que o leitor Bluecat no deixou.

Boa tarde,

tenho um portátil com Wi-Fi e tenho uma rede Wi-Fi grátis da junta de freguesia, a qual disponibiliza a net grátis aos habitantes, mas como eu moro um pouco longe dessa mesma rede, consigo aceder a ela mas n tem força suficiente para poder navegar, consigo detecta-la e ter 20% mas isso não dá para fazer nada.

Então a minha questão é a seguinte:

Será q existe alguma coisa q eu possa fazer ou comprar p poder captar melhor esse sinal? e assim poder ter acesso a essa rede gratis???

muito obrigado

Resposta:

A solução mais económica que pode utilizar é a compra de uma placa de rede Wi-Fi USB com antena removível.

Existem depois antenas com diferentes ganhos e, mediante alguma pesquisa acerca do ganho da antena que tem no seu computador e o ganho possível com antenas externas, poderá prever qual o ganho que se traduzirá numa força de sinal suficiente.

O ebay é um local excelente para esse tipo de compras.


Windows 8, sim ou não?

A chegada do Windows 8 e todas as críticas, positivas e negativas, que se geraram à sua volta deixaram os utilizadores com vontade de o testar.

Mas por ser um sistema operativo ainda muito recente, apesar de já maduro, deixa algumas dúvidas a todos os que o podem testar.

O leitor José Guia pergunta se é ou não boa ideia avançar já para o novo Windows ou se é preferível esperar mais algum tempo. A resposta é óbvia!

Boa tarde!

Gostava que me esclarecessem em questão.

Actualmente tenho instalado no meu PC, o Windows 7 Professional 64bits, e tenho acesso a poder instalar de raiz a versão Windows 8 Professional de 64bits.

Aconselham me a formatar o PC e a mudar para este novo sistema operativo? Ou não?

É que estou num dilema, se hei-de mudar de sistema operativo e se realmente valerá a pena…daí a questão para vocês.

O meu PC tem as seguintes características:

Intel Core 2 Duo T8300 2.4Ghz

Hard Drive 320GB

4GB DDR2

Nvidia Geforce 9500M GS 512MB

Resposta:

Como utilizador do Windows 8 há já várias semanas, sim, recomendo que o faça, mas não precisa de formatar caso ache que tem um desempenho satisfatório do sistema.

A Microsoft melhorou bastante (já na altura do Windows 7) a ferramenta de upgrade do Windows, onde pode manter tudo o que tinha na antiga versão, como programas instalados, definições, etc.

Instale o Windows 8 como o seu sistema operativo principal e não se vai arrepender. Tudo o que tinha no seu Windows anterior vai estar lá, mas com todas as novidades que a Moder UI nos traz.


Nexus 7, uma boa máquina?

O tablet da Google, o Nexus 7, tornou-se um equipamento muito apetecível para muitos. A sua dimensão e a chancela da Google dão-lhe garantias de ser um equipamento equilibrado e com imensas possibilidades.

Ainda não chegou a Portugal de forma oficial e isso tem deixado os potenciais utilizadores afastados de o adquirirem, o que aumenta ainda mais a vontade de o adquirirem.

Têm surgido alguns rumores interessantes sobre algumas alterações a serem aplicadas a este tablet, mas ainda não foram confirmadas.

O leitor João Pimenta deixou-nos três interessantes questões sobre o Nexus 7 que respondemos abaixo.

boas pplware,

tenho 3 perguntinhas simples sobre o nexus 7 que gostaria de esclarecer:

  1. em espanha ja se vende o nexus 7 mas em portugal nao existe nenhuma novidade. voces sabem se até ao natal estara disponivel cá?
  2. existe um forte rumor que a asus/google para combater o ipad mini irá substituir nas lojas o nexus 7 de 8 gb pelo de 16gb e o Nexus 7 de 16gb por 32gb mantendo os preços de 199euros e 250 euros respectivamente… voces sabem de algo?
  3. em casa ligando o nexus 7 ao PC e passando para o disco do nexus filmes ou uma serie ele é capaz de o reproduzir? mesmo nao tendo sido comprado na Play store?

muito obrigado pela atenção.

com os melhores cumprimentos

João Pimenta

Resposta:

Respondendo a cada uma das suas questões:

  1. Sim, existe informação não oficial que poderá estar à venda ainda este mês, portanto no Natal será “certo” que cá estará. A par disso existem outros meios que permitem a sua aquisição, como no ebay UK, Amazon UK ou mesmo a partir da várias lojas espanholas.
  2. Sim, sabemos também os rumores mas apenas “se confirma” que o modelo de 32GB substituirá o de 16GB, não são conhecidas informações quanto ao de 8GB. Eventualmente poderá ser descontinuado para dar lugar a um Nexus de $99 que também consta nos rumores.
  3. Sim, o reprodutor de vídeo do Android é muito bom e, para o caso de ser necessário legendas, existem dezenas de aplicações na Play Store para o fazer com excelente qualidade. Destaco o MX Player.

Ao contrário da política praticada pela Apple, que obriga a processos arcaicos para conseguir reproduzir conteúdos multimédia provenientes do PC, no Android é possível utilizar o armazenamento como se se tratasse de uma PEN Drive, utilizar um gestor de ficheiros e fazer o que bem entender da forma que entender, tal como num PC.


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version