O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais cinco questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.
Ver o Android no PC
A variedade de equipamentos com que temos de lidar no nosso dia-a-dia obriga-nos por vezes a ter de concentrar o máximo possível de interfaces num único monitor para assim serem mais fácil gerir.
O leitor André Lopes pretende saber como pode ter o ecrã do seu Android a ser mostrado no monitor do seu computador.
Boa tarde tenho um HTC Flyer e gostava de poder ver o ecrã do meu tablet no pc, é possivel?
Estava interessado numa aplicação que funcionasse por wifi.
Resposta:
O que pede é possível de ser feito, com a ajuda da ferramenta SDK Android, criada pela Google para acesso aos equipamentos Android, entre outras coisas.
Não é um processo complicado, bastando seguir alguns passos. Pode ver como é possível através do guia vídeo que está nesta página.Para o fazer pode seguir este guia em vídeo:
Avaria complicada
As avarias de hardware são sempre chatas e ainda mais quando o material tem já algum tempo. As peças que deviam existir em stocks acabam por ser cada vez mais raras e em situações limites podem até já nem existir.
Foi precisamente isso que aconteceu ao nosso leitor Americo Serrano, que tem o seu portátil parado por falta de umas simples peças que não encontra em lado nenhum…
Caros amigos da PPLWARE
Venho pedir-vos ajuda pois tenho a certeza que deve haver algum amigo que vai ajudar-me.
O meu PC portátil FIJITSU Amilo Pi 2530 serie YSMU029290 comprado em coimbra no dia 23/8/2008 (4 anos) pifou ou seja aquece demasiado incluindo as teclas. Depois desliga-se automaticamente e assim por diante.
O técnico informou-me depois, que junto ás ventoinhas tinha muito pó (coton). Limpou tudo experimentou e aquecia na mesma. Conclui que as ventoinhas tinham avariado.
Mandou faxes e e-mail para a fabrica na Alemanha e até agora nada. Soube que já não se fabricam ventoinhas para este computador, mas que havia uma hipótese.
Indagar e procurar nos mercados informáticos pelas ditas ventoinhas mas equivalentes ou compatíveis
A Fujitsu de Lisboa enviou-me estas referencias:
- FAN ASSEMBLY (APOWER) – REFERENCE UWL:28G200550-10
- FAN ASSEMBLY (BISONIC) – REFERENCE UWL:28G200550-00
Pergunto: Que conselhos me dão? Que faço? Então a FUJITSU não deveria ter em arquivo, uma reserva interna onde para estes casos acudir aos seus clientes? O portátil só tem 4 anos. Não acham isto estranho?
Cumprimentos
Americo Serrano
Resposta:
Essa é de facto uma situação constrangedora mas as marcas, no mínimo, costumam assegurar recursos durante o período da garantia.
Para um modelo já descontinuado, de algo tão vulgar como um computador portátil, corre-se esse risco.
A única recomendação que damos é que procure em locais fora do país. O ebay é um bom exemplo e, não sabendo com pormenor o componente que precisa, duas pesquisas devolveram alguns resultados:
Agora só tem de verificar se o que realmente precisa se encontra disponível e, se sim, tratar obviamente da compra.
Ligar o Desktop ao Ecrã do Portátil
É normal ligarmos as placas gráficas dos nossos computadores, fixos ou portáteis, a monitores externos, para que possamos ter acesso a estes nas melhores condições possíveis.
O leitor Tiago Correia pretende uma solução um pouco fora do comum e que não é nada habitual pensarmos nela. A resposta que pretende não é directa, mas como sempre, existem soluções alternativas.
É possível ligar a imagem de um PC de torre ao monitor de um Portátil?
Resposta:
O que pede, usar o ecrã de um portátil como um ecrã isolado não é possível. Ambas as máquinas usam a placa de vídeo para fazer output de vídeo e não input, o que inviabiliza o processo.
Existe no entanto um alternativa simples e a custo zero que pode implementar. Pode usar um programa de assistência remota, como o TeamViewer, para aceder remotamente ao seu computador e ver nesse primeiro equipamento o ecrã do segundo, isto desde que tenha uma ligação de rede funcional.
Outra alternativa, e que envolve apenas a utilização do browser, sem ter de recorrer à instalação de qualquer outro software é a extensão Chrome Remote Desktop. Fica neste caso com o desktop da outra máquina dentro de uma janela do seu browser. Também aqui necessita de ter uma ligação de rede funcional.
Mas que ficheiros são estes?
A boa gestão do espaço em disco dos nossos computadores ou nos cartões de memória dos nossos dispositivos móveis é uma boa prática.
No entanto é importante sabermos o que apagamos para que os sistemas se mantenham funcionais e sem problemas.
O leitor Bruno Correia descobriu vários ficheiros numa pasta, a ocupar um espaço considerável, e pretende saber se os necessita manter ou os pode simplesmente apagar.
Boa noite.
Recentemente reparei que ha uma pasta no meu cartão de memória chamada LOST.dir e que ocupa quase 2 ou 3 gb.
De que se trata? Posso apagar?
Resposta:
Essa pasta é criada pelo sistema (suponho que seja Android) e é o resultado da ferramenta fsck (File System ChecK) que verifica a integridade do sistema de ficheiros, entre outros.
Caso haja algum problema encontrado (não necessariamente grave) são guardados dados que permitem a recuperação dessa informação (geralmente de forma manual) caso ela seja perdida.
Resumindo, desde que não encontre nada em falta, sim, pode apagar.
E que telefone escolher?
A escolha de um telefone, nos dias de hoje, pode ser uma verdadeira dor de cabeça. São tantas as ofertas, com diferentes características e sistemas operativos, que se torna difícil escolher o modelo ideal. O problema não é a escolha mas sim a melhor escolha.
O leitor João Oliveira apresenta-nos dois dos seus modelos de eleição e pede uma opinião sincera sobre qual o melhor.
Boas tardes.
Visto que costumam fazer um ‘levantamento’ sobre os novos telemóveis…
Entre o Sony Ericson Xperia U e o Samsung Galaxy Ace S5830 ( mas com o processador de 832GHZ)… qual me acham melhor?
Resposta:
A resposta a esta pergunta é muito simples, felizmente. Basta olhar para as suas especificações e a resposta aparece de imediato.
O Sony Xperia U (já não é Ericsson) é indiscutivelmente melhor e na minha opinião nem faz sentido compará-los.
É melhor na resolução de ecrã (480×854 para 320×480), no armazenamento interno (8GB para 158MB), na memória RAM (512MB para 280MB), no modem de rede móvel (HSDPA de 14.4Mbps contra 7.2Mbps), na versão do sistema operativo (há planos para versão oficial 4.0 no Xperia U), no processador (dual-core 1GHz Cortex-A9 para single-core 832MHz), no GPU (Mali-400MP, que equipa o Galaxy S II e III, contra um fraquito Adreno 200), etc.
O Xperia U, caso goste do design, é uma excelente compra.
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.