Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.

E que música é esta?

O leitor Rúben Oliveira tem um problema que até à pouco tempo me afectava. Ouvir uma música, ficar interessado e não saber nada sobre ela para depois conseguir ouvir novamente.

Repetia até à exaustão pequenos trechos da letra, que me parecia ter entendido. Chegar ao Google, escrever esse texto e perceber que os resultados nada tinham a ver com o que queria era o que na maioria dos casos me acontecia.

Felizmente existem alternativas que permitem que pesquisemos na hora pela música que estamos a ouvir e que a identifica na hora. Existem várias soluções e para quase todos os SO’s e plataformas.

Boas,

Não sei se têm por habito aceitar este tipo de coisas mas é o seguinte, eu tenho a gravação de uma musica e que se ouve muito mal, apenas o ritmo da musica e apenas algumas poucas palavras. Será que podem fazer uma publicação para ver se alguem conhece? Gostei muito da musica, ando à procura há algum tempo mas não consigo encontrar e não estava à espera que a gravação ficasse mal.

Quero dar os parabens a toda a equipe

Obrigado pela atenção,

cumprimentos,

Rúben Oliveira

Resposta:

Rui, por norma não fazemos esse tipo de divulgação. Seria impossível estar a satisfazer todos os pedidos dos leitores do Pplware.

Mas como acreditamos que não deves ser deixado sem uma resposta válida para o teu problema, podemos sempre recomendar algumas aplicações que podes usar para detectar qual a música que tens gravada e que não consegues descobrir qual é.

Existem alguns serviços óbvios para que possas usar para fazer essa identificação. O mais conhecido é o Shazam.

O Shazam está disponível para a maioria das plataformas móveis (iOS – iPhone, iPod touch e iPad – Android, BlackBerry, Nokia, Windows Phone e Windows Mobile 6)

Em alternativa ao Shazam, e para dispositivos móveis, podes usar o SoundHound. Esta aplicação tem as mesmas funcionalidades de pesquisa da anterior e está também disponíveis para a maioria das plataformas móveis.

Se não tiveres um smartphone podes ainda usar uma aplicação para o teu computador. O seu nome é Audiggle e tem disponível versões para Windows e para Mac OS X.

E porque gostamos sempre de mais um extra aos nossos leitores, vamos deixar também uma alternativa que não requer a instalação de qualquer software ou aplicação.

Falamos do Midomi, que está disponível para o browser, sendo acessível na versão desktop ou na versão mobile.

Se ainda assim as soluções propostas não te conseguirem resolver o problema, peço que submetas esse ficheiro de áudio para um qualquer serviço de alojamento de ficheiros, de preferência um que permita a reprodução directamente no browser, e que publiques aqui num comentário esse link.

Pode ser que um qualquer dos nossos leitores seja mais melómano e consiga identificar essa canção.


Um Windows 8 muito quente

Com a chegada eminente do Windows 8 muitos pretendem testá-lo e colocá-lo a uso para se habituarem às suas particularidades. Por ser um sistema operativo ainda muito novo é natural que surjam problemas que nas versões anteriores estão resolvidos ou nem existiram.

É precisamente isso que está a ocorrer ao leitor Luis Freire. O seu Windows 7 funciona perfeitamente e o Windows 8 dá problemas.

Ola

eu tenho um laptop HP G62 com Intel P6000 a 1.87 GHz e 3 Gigas de memoria e funciona a 64 Bits a placa grafica e ATI MOBILITY RADEON HD 5470 – Com o windows 7 funciona perfeitamente , a pouco tempo instalei numa outra particao do disco o windows 8 primeiro o Preview e agora mais recente o RTM Entreprise o que e certo mesmo nas duas versoes o meu computador fica muito quente chegando mesmo a desligar por causa da temperatura 90D podem me dizer porque o windows 8 que penso que sera o windows 7 disfarcado causa esse problema ao meu computador e se teem conhecimento de existir o mesmo problema com outras pessoas, se me puderem dar alguma resposta mesmo que nao seja a solucao agradecia imenso.

obrigado e continuação com o vosso excelente trabalho

Luis Freire

Resposta:

Luis, a gestão dos dispositivos de arrefecimento dos computadores é uma das componentes do sistema operativo. É este que controla as ventoinhas e outros dispositivos específicos para a diminuição do calor e mantêm tudo a funcionar de forma perfeita.

Pelo que descreve o problema está no Windows 8 e nos drivers que o acompanham para este fim específico.

Existem naturalmente protecções do próprio hardware que impedem que este trabalhe acima de determinadas temperaturas. Por essa razão a sua máquina desliga-se quando atinge as temperaturas elevadas.

A razão que nos parece que existe para este problema com o Windows 8 está relacionada com esses mesmos drivers. É um sistema operativo ainda muito recente e pode dar-se o caso de ainda não haverem drivers específicos ou que tenham a solução para este problema.

Aconselhamos que procure no site da HP por novos drivers para o seu portátil e que os actualize. Se possível realize também a actualização da própria BIOS para a versão mais recente.


Eu só quero suspender o meu Windows!

O desligar do Windows tem várias opções. Desligar, hibernar ou suspender são as disponíveis e cada uma tem a sua forma de manter a nossa máquina desligada.

O estranho é quando algumas dessas opções não estão disponíveis. É precisamente este o problema que afecta o utilizador Gonçalo Rodrigues

Olá, PPLWARE.

Comprei um Asus K55VM na semana passada, mas nao o consigo suspender. Mando-vos em anexo um printscreen de como me aparece essa opção.

Obrigado pela ajuda 😉

Sem outro assunto de momento,

Gonçalo Rodrigues

Resposta:

Gonçalo, o problema que descreve no seu Asus pode estar relacionado com os drivers da sua placa gráfica. Sempre que o Windows tem problemas com estes dispositivos é normal que a opção de Suspensão seja desabilitada.

Existe ainda a possibilidade de a partilha multimédia estar a interferir com o suspender e a sua disponibilização.

Para verificar qual o real problema aconselhamos que, numa janela de DOS corra o seguinte comando. Verifique se existe algum problema e que esteja a impedir que o seu computador tenha esta opção.

powercfg -a

Se existir um erro será mostrado como resultado desse comando. Provavelmente o problema fica resolvido com um acesso ao site da Asus e com a actualização do driver da placa gráfica.

Caso não exista qualquer problema aconselhamos que verifique as opções de energia do Windows.

Existe uma muito boa descrição, dedicada à suspensão, neste link. Aplique-a e tudo deverá ficar resolvido.

A própria Microsoft tem nesta página muita informação sobre Suspensão e Hibernação no Windows.


Que aplicações devo manter no arranque do Windows?

A velocidade de arranque de um sistema operativo é sempre uma primeiras das métricas a ser avaliada quando este é colocado no mercado. Quanto mais rápido for mais interessante se torna para os utilizadores, que o que querem é esperar o mínimo tempo após arrancarem as suas máquinas.

Com o acumular de horas de utilização e com o avultar das aplicações instaladas este arranque torna-se sempre mais lento pois vão existir cada vez mais aplicações a serem lançadas no arranque.

O que o leitor Vítor Ribeiro pretende é uma forma de eliminar essas aplicações do arranque, mas sem que isso afecte o Windows.

Bom dia,

Eu gostava de saber como aliviar o arranque do PC sem eliminar programas essenciais ao seu correcto funcionamento. Obrigado.

Cumprimentos,

Vítor Ribeiro

Resposta:

A optimização do arranque de um sistema operativo passa sempre pelo controlo das aplicações que arrancam com este. Quanto menos forem mais rápido será esse arranque e menos recursos vão estar logo a ser consumidos.

Existem duas formas de fazer a escolha das aplicações a serem iniciadas com o Windows. A forma tradicional e manual em oposição à forma de recurso a software de terceiros.

Comece por fazer um ponto de restauro do vosso Windows para ter uma salvaguarda em caso de problemas.

A primeira forma passa por correr a aplicação MSConfig do Windows. Para isso corram numa janela de DOS ou no Run do Menu Iniciar o comando abaixo.

msconfig.exe

Na janela que for aberta escolha o separador Startup. Aí vão se mostradas as aplicações que o Windows vai carregar no arranque. Retire a selecção das que entender não fazerem falta.

Tipicamente deixe as associadas à Microsoft e a dispositivos externos que tenha ligados à sua máquina. Vai encontrar ai aplicações que se lançam para garantir uma resposta mais rápida quando o utilizador as invocar. Estas podem ser eliminadas.

No final apenas deve fazer Ok e reinicar a sua máquina.

O Pplware tem disponível neste artigo um excelente tutorial sobre o MSConfig. Todas as opções e funções são explicadas em grande detalhe. É uma leitura obrigatória antes de usar esta ferramenta do Windows.

A segunda opção para controlar esta situação passa por instalar software específico. Existem várias abordagens, desde as que permitem ao utilizador seleccionar as que pretendem manter e eliminar até às que apenas atrasam o seu lançamento para depois do arranque do Windows, permitindo ao utilizador ter a sua máquina plenamente funcional mais cedo e, posteriormente e em silencio, essas aplicações são lançadas.

Já analisámos no Pplware várias dessas soluções, mas recomendamos que comece por ver o Soluto e depois veja outras como o Argus Boot Accelerator, o LaunchLater, o My Startup Delayer ou o WhatInStartup.

Provavelmente a solução disponibilizada pelo Soluto é a mais desejada, atractiva e intuitiva de usar. De qualquer modo recomendamos que leia as restantes e as avalie.

A escolha das aplicações a remover do arranque é sempre uma escolha do utilizador. Escolha com atenção e verificando sempre da real necessidade para o sistema. A maioria das aplicações que ali se aloja são desnecessárias e podem ser removidas.

Neste ponto o Soluto ganha alguns pontos pois apresenta uma análise detalhada e criteriosa de cada tipo de aplicação. Compete apenas ao utilizador escolher quais as que pretende remover.


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version