O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais quatro questões que nos forma colocadas no Facebook do Pplware e por email.
Porque perde a minha bateria carga?
O ponto mais fraco de um computador portátil é a sua bateria. Vale tanto quanto esta consegue debitar tempo de funcionamento para essa máquina.
O leitor Ângelo Abreia detecta que a bateria do seu computador perde carga demais. Estará ela com problema? A verdade é que não podemos contrariar as leis da física e provavelmente não existe problema nenhum!
Boa noite,
Desde que comprei o portátil desde logo achei que a bateria poderá ter qualquer problema, que é o seguinte:
Estou a utilizar o portátil ligado a corrente com a bateria inserida e totalmente carregada, e quando desligo o PC espero que este se desligue totalmente, e depois desligo o carregador.
Passado umas horas, ou até no dia seguinte antes de ligar o PC ligo primeiro o carregador, e a luz indicadora da bateria acende laranja, o que significa que a bateria está a carregar (novamente). Penso que isto seja anormal, pois o PC não esteve ligado, nem com nenhum periférico para a bateria perder energia.
Já fiz um teste a bateria que foi ligar o carregador e esperar que a bateria carrega-se totalmente e tira-la com o carregador ligado, deixei +/- 5 dias fora do PC e depois voltei a inseri-la com o carregador ligado e a bateria estava a carregar novamente. O portátil em questão é o Toshiba Qosmio F750-11N.
Agradeço desde já ao Pplware a ajuda que me possam dar. Cumprimentos e continuação de bom trabalho 😉
Ângelo Abreia
Resposta:
A energia numa bateria é gerada com a passagem dos electrões de um lado para o outro e é carregada fazendo o inverso, com recurso a energia externa. Com isso quero dizer que, mesmo não estando a ser utilizada, há electrões que passam de um lado para o outro, perdendo um pouco de capacidade. A permanência dos electrões num dos lados (carga) não é eterna.
A acrescentar a isso, dependendo da programação feita no circuito de carregamento e no sensor de capacidade da bateria, há alguns que não iniciam a carga da bateria sem que, após ter sido carregada, chegue a um valor inferior a 95%. No entanto, há alguns que mesmo estando a 99%, forçam o início do carregamento, o que me parece ser o caso.
Recomendo que, em vez de olhar para uma luz indicadora que demonstra que a bateria está a carregar, verificar a percentagem de carga da bateria com recurso a uma aplicação, do sistema ou de terceiros, como o BatteryCare, e ter uma noção mais concreta do que realmente se passa.
Se os valores de capacidade perdida forem elevados, mais que 5%, então pode tratar-se de um defeito na bateria.
Qual a placa gráfica a comprar?
O reforço de hardware das nossas máquinas é algo de inevitável e que pode ser dispendioso. Por isso nada como pedir conselhos sobre o que comprar.
E foi isso que o leitor Osmar Petry nos questionou. Qual a gráfica a comparar, da lista das suas preferidas.
Pergunta,eu entendo de computador mas estou na duvida da GTX680 DirectCU para a GTX 680 DirectCU “TOP EDITION” a diferença q a top vem com over cloack apenas?
Que eu sei como fazer isso até pelo Setup q pagar mais de 350 a mais só para isso nao vale a pena
Resposta:
A versão “TOP”, além de ter maior velocidade de relógio no GPU e memória, é uma versão que foi sujeita a testes intensivos e que os passou sem problemas, ou seja, são unidades “escolhidas a dedo” que comprovaram ter maior capacidade de overclock.
Portanto, mesmo tendo uma velocidade de relógio superior de fábrica, consegue atingir uma maior velocidade, com estabilidade, que a versão normal.
O que anda o meu processador a fazer?
Termos os recursos disponíveis nas nossas máquinas implicam alguma monitorização. Ver que anda o CPU, a memória e o disco a fazer pode ajudar-nos a saber como se vai comportar a nossa máquina quando dela exigirmos o que necessitamos.
Ao fazer essa monitorização, o leitor André Ramos detectou que os cores do seu CPU estão com uma ocupação quase máxima sem que deles esteja a ser exigido algo de especial.
olá. tenho um portátil de trabalho, com um intel i5 2410m 2.30ghz. O problema é que sem estar a fazer nada os cores estão entre 90 e 100%, é muito estranho para um pc que tem meses.
Alguém me pode ajudar? Sabem o que poderá ser?
Resposta:
Da mesma forma que é possível verificar a percentagem de utilização de cada núcleo, no gestor de tarefas suponho, é também possível verificar qual a percentagem de utilização da CPU em cada processo.
No gestor de tarefas, no separador processos, basta clicar no topo da coluna CPU para que a lista seja ordenada por percentagem de utilização, de forma ascendente.
Aí é possível ver qual o processo que está a utilizar esse recurso em exagero e proceder depois à remoção da respectiva aplicação.
Preciso de disco na virtualização!
A virtualização permite que tenhamos no nosso sistema operativo outros e que neles possamos realizar experiências, testes e até que os usemos de forma intensiva. Isto sem que coloquemos em risco o nosso sistema operativo principal.
Como qualquer outro sistema operativo necessita de cuidados e manutenção e é precisamente isso que o leitor Ernesto Sousa necessita. Em concreto precisa de dar mais espaço a uma máquina virtual
Olá Pplware..antes de mais parabens pelo vosso excelente trabalho que acompanho diariamente. Há uns anos atras, vi um post vosso sobre virtualizaçaõ e desde logo decidi experimentar. Até hoje sou fã dessa tecnologia, em especial do Virtualbox que oferece funcionalidades muito interessantes.
No entanto recentemente deparei-me com um problema numa máquina virtual e gostava que me dessem uma ajuda. Basicamente o disco definido para a máquina virtual está com falta de espaço e não encontrei no VirtualBox uma opção para aumentar o espaço de armazenamento.
É possivel proceder a essa alteração ou terei de voltar a instalar uma nova máquina virtual, com um disco virtual maior?
Resposta:
Olá Ernesto, de facto essa é uma opção que não está disponível na interface gráfica. No entanto, O VirtualBox oferece uma solução via linha de comandos que permite aumentar/diminuir a capacidade de um disco virtual e que tem o nome de VBoxManage. Se pretendes aumentar o espaço no disco virtual basta parares o VirtualBox e executar o seguinte comando:
VBoxManage modifyhd windows7.vdi –resize 30000
Considerando que :
- windows7.vdi é o nome da máquina virtual
- –resize 30000, onde 30000 é o novo espaço do disco virtual
Se pretender saber o nome da máquina virtual pode usar o comando VBoxManage list hdds
Para saber ainda mais pode consultar o nosso artigo: Dica: Como aumentar o tamanho de um disco virtual
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.