Pplware

Conheça o Macintosh mais pequeno do mundo…e a funcionar!

Projecto foi desenvolvido com base num Raspberry PI

Ter um Raspberry Pi e uma ideia diferente é meio caminho ando para criar um projecto interessante. Na Internet são muitos os projectos que assentam neste popular mini PC, e que disponibilizam toda a documentação/instruções,  para que cada um de nós consiga fazer algo idêntico.

Depois de vos termos apresentado os projectos Wet Pi, LittleBox e o projecto PATOSS, vamos hoje conhecer o Macintosh mais pequeno do mundo.

Com recurso ao RaspberryPI, o segredo é ter boas ideias. Desta vez, o projecto que temos para vos apresentar é nada mais  que o mais pequeno Macintosh, a funcionar, do mundo (repare pela imagem inicial que o Macintosh consegue ser ainda mais pequeno que uma estátua de Steve Jobs).

Este projecto foi criado por John Leake, co-anfitrião do projecto RetroMacCast que juntou algumas peças , um Raspberry Pi e um emulador do Mac a rodar sobre Linux..e ao qual deu o nome de Mac Mini.

O Mac Mini foi concebido à escala 1/3 e demorou cerca de 12h a estar operacional e funcional. Leak desenvolveu a caixa do projecto recorrendo a folhas de PVC brancas, de 3 mm. Todos os pormenores do original foram “clonados” para este mini-PC, tal como podemos ver na imagem seguinte.

O ecrã LCD do pequeno equipamento tem apenas 3,5” e o RaspberryPI tem funções de motherboard. Ao RaspberryPI está ligado um HUB USB, que permite ter duas portas USB viradas para fora. A interface HDMI permitirá ligar, por exemplo, um monitor externo ou uma TV.

Como podem ver pela imagem seguinte, agora já com tampa, o Mac Mini fica compacto e com muito bom aspecto. De referir ainda que foi necessário cortar o cartão SD, que encaixa no PI para que a tampa possa ser fechada.

Vejam aqui um pequeno vídeo do Mac Mini

Ao nível do Software, o Raspberry Pi corre uma versão modificada do Raspbian, uma versão modificada do Debian Linux. Ao nível do emulador, o Mini Mac recorre ao Mini vMac emulator.

Conhecem outros projectos interessantes com Raspberry PI?


Homepage: RetroMacCast

Exit mobile version