Há já bastante tempo que se falava da actualização que o Windows 8.1 iria receber. Especulou-se bastante sobre o que esta iria trazer e até às primeiras fugas de informação não havia mais do que ideias.
Depois de surgirem na Internet as primeiras versões não oficiais desta actualização, ficou-se com a certeza de que a Microsoft não estava a abandonar a sua nova interface, mas estava a aprimorá-la e a tornar mais simples a interligação com os métodos tradicionais.
Agora, e depois de apresentada na conferência BUILD, ficámos com a certeza de que esta actualização é a continuação do trabalho que a Microsoft iniciou no Windows 8 e que continuará a ser feito no futuro. Vamos conhecer um pouco melhor o que o Update do Windows 8.1 vai trazer.
As novidades que foram anunciadas mostram claramente que a Microsoft pretende trazer de volta ao Windows 8.1 os utilizadores mais tradicionais e que ainda não adoptaram as formas de controlo dos novos dispositivos.
Este novo Windows está muito mais adaptado a uma utilização com o rato e o teclado e isso nota-se perfeitamente no que foi introduzido.
Todas as interfaces associadas à Modern passam a conter elementos que permitem que os utilizadores deixem de usar as formas de controlo associadas ao toque e passem a usar o rato. A própria loja de aplicações do Windows reflecte essa mudança e está adaptada à utilização de rato e teclado.
A nova versão do Windows vai estar disponível de forma gratuita já no próximo dia 08 de Abril e será lançada via actualização do Windows.
Vamos agora conhecer em detalhe cinco pontos que a Microsoft apresentou como novidade no seu Windows, e que tinham sido já descobertos nas versões que foram surgindo na Internet.
Pesquisa
A pesquisa no Windows 8.1 vai ficar mais simples, mais intuitiva e ainda mais alargada. Passamos a pesquisar não apenas no nosso sistema mas também na loja de aplicações e, nos resultados, podemos instalar aplicações directamente.
A ideia é integrar a pesquisa com uma maior utilização desta na ModernUI, usando ainda mais o rato e o teclado.
Controlar aplicações Modern
Este era um dos pontos que mais era exigido pelos utilizadores. A ModernUI estava desenhada para o toque e a utilização do rato para a controlar era pouco intuitiva.
Com a adição de uma barra de controlo nas aplicações fica mais simples a gestão das aplicações nesta interface aos utilizadores tradicionais.
Gerir Tiles
A criação de menus de contexto na ModernUI vem facilita a gestão desta. Tudo poderá ser feito directamente no ecrã e com o rato, sem a necessidade de chamar novas opções ou outros menus.
Menu de contexto no Ambiente Start
Esta é mais uma opção ajustada aos utilizadores do rato. A presença do controlo do computador na nova interface do Windows vem facilitar aos utilizadores estas tarefas e evitar que estes estejam a navegar noutras zonas para realizar uma tarefa tão simples.
Aplicações Modern no barra de tarefas
Finalmente a Microsoft fez a união entre as suas interfaces, garantindo uma maior harmonia entre estes dois ambientes. Passamos a poder ter na barra de tarefas aplicações da ModernUI e chamá-las sempre que estejamos na interface tradicional.
Estas aplicações vão correr na ModernUI, mas vão poder ser controladas fora desta interface. Algumas funcionalidades, como o controlo de funções das aplicações, vão estar disponíveis.
A actualização do Windows 8.1 mostrou um novo caminho que a Microsoft está a trilhar. Trouxe de volta o rato e o teclado e adaptou o Windows a este métodos mais tradicionais.
O Menu Iniciar vai mesmo voltar!
Algo que era pedido desde o primeiro dia em que o Windows 8 foi conhecido era o regresso do Menu Iniciar. A Microsoft tem adiado o seu regresso, um pouco por culpa da filosofia de toque que tem colocado no seu novo sistema operativo, mas agora foi anunciado como algo a surgir num futuro breve.
Esta última novidade ainda não vai ser integrada na actualização a ser disponibilizada no próximo dia 08, mas não se espera que surja apenas na nova versão do Windows. Segundo a Microsoft está para breve, numa nova actualização a ser lançada, mas sem data ou momento certo.
Este novo menu iniciar será apenas parecido com o que conhecemos das versões anteriores do Windows. Será complementado com Tiles dinâmicos e trará muito mais informação.