Após a actualização para o iOS 6 começaram a aparecer problemas em alguns equipamentos actualizados. Esses problemas dizem respeito à conectividade WiFi que, ao que parece, já tem solução.
Poucas horas após o lançamento do iOS 6, nesta quarta-feira, muitos utilizadores começaram a notar que seus iPhones e iPads, recém actualizados, estavam com problemas para estabilizar a ligação à rede sem fio. Este comportamento anómalo, tinha como resultado o aparecimento de uma página que apresentava uma mensagem de erro do tipo “Page not found”.
Nas ultimas horas foram muitas as soluções divulgadas em fóruns, na tentativa de resolver o problema do Wi-Fi no iOS6. Apareceu, por exemplo, no fórum MacRumors e Gizmodo sugestões para ser activado a opção proxy HTTP Auto, nas configurações de rede WiFi iOS, tendo esta solução produzido um sucesso mediano, mas não era solução para todos os que se queixavam.
Mas o mais estranho é que este comportamento desapareceu tão misteriosamente como apareceu. Os utilizadores questionavam:
- Terá sido depois da actualização que alterou alguma funcionalidade que produziu este erro?
- O problema terá sido solucionado remotamente pela Apple com acesso directo ao nossos dispositivo, sem o nosso consentimento????
É estranho! ….e a confusão estava lançada.
De facto e segundo o que foi já esclarecido, a resposta é bem mais simples. Como apontado no Twitter pelo @tylerc e que fez eco em vários sites, a raiz do problema era uma combinação do comportamento da ligação WiFi no iOS, em conjunto com um problema nos servidores da Apple.
Para se perceber o que aconteceu, vamos considerar o mecanismo de autenticação (de uma rede wireless) baseado num portal Web. O utilizador liga-se inicialmente a uma rede, e é redireccionado para um portal web que solicita a respctiva autenticação.
O DNS é responsável por esse redireccionamento, sendo que , para qualquer página introduzida no browser, este resolve sempre o endereço para a página de autenticação, forçando assim que o utilizador apenas tenha acesso a essa página e proceda à sua autenticação perante a rede (mecanismo usado em muitas redes de hoteis, centros comerciais, etc). Depois do utilizador estar autenticado com sucesso, este passa a ter autorização para acesso à Internet.
No caso do iOS o processo é idêntico…o sistema tenta aceder ao ficheiro success.html, que se encontra alojado nos servidores da Apple e é apresentada a resposta do servidor Web, em formato de Log, que valida de certa forma a ligação. Em caso de sucesso, então o sistema o utilizador está ligado. Em caso insucesso, o utilizador é redireccionado para um portal que solicita a respectiva autenticação.
Como o ficheiro success.html estava em falta, corrompido ou indisponível, o utilizador ao tentar aceder ao serviço, era-lhe apresentado uma página com a informação error 404 “Page not found”. O iOS estava a interpretar o redirecionamento para a o serviço web 404 como sendo o mesmo comportamento de uma rede WiFi protegida, disparando assim a janela de pedido de “Log in”.
O problema manifestou-se por várias horas, mas a Apple resolveu a aparente falha do ficheiro success.html, voltando assim a sanidade ao mundo do iOS. A provar-se que apenas foi o problema com a página success.html, então o problema estava associado aos servidores da Apple e não propriamente à actualização do iOS6. [via]