Pplware

Concurso de Professores exclui Linux

Utilizadores de Linux privados do Concurso de Professores Numa sociedade plural, o acesso à informação e serviços disponibilizados por parte do estado deve ser universal. Deve… mas nem sempre é assim.


Que diga o utilizador do nosso fórum, nepper, quando pretendia aceder ao site de candidaturas para professores, com o Ubuntu e Firefox, e recebeu a seguinte notificação do sistema.


Mas… por defeito ele estava a usar o Firefox 3.0.7 no Ubuntu, ora vejamos o que me dá em Windows com a mesma versão do Firefox:


Eu fui um pouco mais longe, para ver se havia alguma diferença a nível do User agent nos dois browsers. Fui ao about:config quer em Windows quer em Ubuntu e voilá… absolutamente igual.


Tentámos entrar em contacto, com o email disponibilizado no site de candidaturas, para ver se havia solução para utilizadores de Linux, mas não obtivemos qualquer resposta.

É lamentável numa sociedade moderna – em que o estado deva dar o exemplo – que ainda haja discriminação de sistemas operativos, no acesso a algo que deveria ser facilitado. Outras distribuições como o Caixa Mágica, que vem no Magalhães, também são afectadas.

Claramente o sistema de informação, que suporta as inscrições para concurso de professores, filtra o sistema operativo, deixando de fora todos aqueles que não tenham o habitual sistema operativo de Redmond.

Felizmente o sucessivo crescimento de utilizadores de Linux em Portugal, resulta para que haja mais pessoas a estar atentas a estas situações, e denunciá-las prontamente.

Exit mobile version