Pplware

Computadores da OLPC a 175 dólares

Nicholas Negroponte tornou público que o preço dos computadores desenvolvidos no programa One Laptop per Child (OLPC) vão ter o preço aumentado. Ao contrário do que era inicialmente anunciado, o preço do XO não será 100 dólares mas sim 175 dólares. O anúncio foi feito durante um encontro com analistas em Cambridge, Massachusetts, escreve a ComputerWorld.

No entanto, a principal preocupação da organização é atingir as três milhões de encomendas para poder dar início à produção efectiva dos equipamentos em Setembro. Por enquanto o número de pedidos ronda os 2,5 milhões de unidades, o que terá de mudar até ao final de Maio, altura em que o limite mínimo de encomendas tem de ser atingido de forma a dar tempo para todos os fornecedores juntarem os materiais necessários à produção.

Nicholas Negroponte adiantou na mesma reunião que a equipa de desenvolvimento do XO tem estado a trabalhar com a Microsoft no sentido de permitir que o sistema operativo da empresa possa ser executado nos equipamentos de baixo custo. Neste sentido, e dado o target a que os computadores se dirigem, poderá estar em causa a utilização da Student Inovatio Suite, um pacote que inclui uma versão do sistema operativo Windows XP e o Office pensado para países emergentes cujo preço deverá rondar os três dólares.

A OLPC já distribuiu 200 versões beta do XO nos sete países que se comprometeram a receber o equipamento: Argentina, Brasil, Líbia, Nigéria, Paquistão, Tailândia e Uruguai.

Estados Unidos entre os beneficiários do OLPC?

De acordo com a Reuters, o projecto liderado por Nicholas Negroponte poderá ser do interesse dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, existe a possibilidade de serem comercializadas, até ao final deste ano, algumas versões do computador de baixo custo para escolas do país. O responsável pela iniciativa afirma que, apesar do projecto estar dirigido a nações desfavorecidas, a situação norte-americana também necessita de alguma atenção.

Fonte: TEK Sapo

Exit mobile version