Pplware

Comparativo de Pilhas: Energizer, Duracell e Panasonic

Motivado pela falta de indicações acerca da quantidade de energia fornecida pelas pilhas comuns, Denis Hennessy decidiu utilizar o Arduino para montar um circuito que medisse o desempenho de um conjunto de pilhas. Os resultados são curiosos.

Plus, Ultra, Super, são tudo designações atribuídas às pilhas que compramos no supermercado, e que supostamente “duram” mais tempo. Mas nem sempre esta designação corresponde à realidade.

Denis Hennessy, confrontado com a necessidade de desvendar os mito das pilhas, decidiu comprar e testar diversas marcas e modelos utilizando um circuito montado com o Arduino.

Segundo Denis, a ideia é simples: um circuito que descarregasse completamente cada uma das pilhas enquanto a energia produzida é medida, segundo a segundo. Adicionou ainda um pequeno ecrã LCD e um sensor de temperatura para medir a temperatura ambiente. E claro, uma ligação USB para recolher as medições.

Aqui fica o gráfico da tensão eléctrica ao longo do tempo, para cada uma das marcas de pilhas.

Resumiu ainda numa pequena tabela a capacidade (Wh) medida de cada pilha e o seu custo, permitindo calcular a relação custo-capacidade.

O que se resume ao seguinte gráfico, em que o desejável são as pilhas com barras menores, isto é, um custo mais baixo para a capacidade das mesmas.

Repare-se na posição de marcas conhecidas como a Duracell e Panasonic, supostamente “Power”, “Plus”, “Evolta”, e na surpreendente posição da marca menos conhecida, “RS”.

O autor deste teste disponibilizou o código-fonte e o esquema do circuito que serviu como base deste comparativo.[via]

Exit mobile version