O sistema operativo Windows possui muitas funcionalidades, sendo que muitas até são desconhecidas dos utilizadores tradicionais. Para facilitar a gestão dessas funcionalidades, era importante que tudo estivesse concentrado numa só aplicação, assim como acontece em outros sistemas operativos. Apesar de existir um “painel de controle”, penso que a Microsoft podia fazer bem melhor nesta parte, adicionando novas funcionalidades e talvez um “restlyling”.
Nesse sentido, são muitas as aplicações que tentam concentrar um conjunto de serviços. O Comodo Programs Manager é um deles.
O Comodo Programs Manager é uma pequena aplicação (frontend), para gestão de funcionalidades que o sistema operativo Windows disponibiliza
A partir dele podemos fazer simples acções como por exemplo desinstalar ou reparar uma determinadas aplicação:
Permite listar todos os drivers, podendo desta forma desinstalá-los facilmente. Nessa listagem podemos verificar qual local onde estão guardados em disco e a respectiva versão.
Recentemente apresentamos um artigo no pplware que ensinava como aceder ao “Windows Features”. Através do Comodo Programs Manager podemos activar/desactivar funcionalidades do Windows facilmente.
A aplicação permite ainda listar todos os updates do sistema operativo instalados.
Para finalizar 3 questões?
- Quantas aplicações tem instaladas no sistema e quanto espaço ocupam?
- Quantos drivers tem instalados no sistema e quanto espaço ocupam?
- Quanto ocupam os updates e outras funcionalidades do Windows?
As respostas são bastante simples de fornecer para quem tiver o Comodo Programs Manager instaldo. Através dele e acedendo ao menu “Summary”, obtemos um conjunto de informação que respondem às perguntas colocadas anteriormente.
O Comodo Programs Manager não é uma aplicação completa. No entanto tenta centralizar tudo o que é configurações/updates/programas instalados numa única aplicação. Vamos estar atentos à evolução desta simples e “simpática” aplicação.