Pplware

Comissão Europeia vai autorizar chamadas nos aviões

A utilização de telemóveis em vôos tem estado em testes, e a Comissão Europeia prepara-se para possibilitar comunicações móveis em aviões. A Comissão Europeia introduziu medidas para harmonizar os requerimentos técnicos e de licenciamento para a utilização de telemóveis durante viagens de avião.

 

 

As previsões para os sistemas comerciais das linhas aéreas indicam um foco em serviços MCA para telemóveis GSM a operar nas bandas da frequência de 1800MHz – estima-se que 90% dos passageiros tenham consigo telemóveis deste tipo quando viajam, pelo que estas medidas podem fazer com que 90% dos passageiros europeus possam permanecer contactáveis durante vôos. Viviane Reding, comissária europeia para as telecomunicações, considera que os serviços para telemóveis durante voos podem ter muito potencial, sobretudo para executivos que necessitam de se manter contactáveis onde quer que se encontrem.

As medidas da Comissão Europeia permitirão aos reguladores locais distribuírem as licenças que tornarão os serviços móveis para telemóvel possíveis durante vôos. No entanto, uma decisão reguladora para toda a Europa foi necessária para tornar possível estes serviços. A comissária alerta que se os utilizadores receberem “contas telefónicas exorbitantes, o serviço não irá avançar”.

Estudos de mercado mostram que existe um interesse claro em ter comunicações móveis durante voos, sobretudo entre executivos e passageiros frequentes. Mas de acordo com os dados da Telenor, mesmo passageiros ocasionais revelam-se receptivos a esta possibilidade. Há, no entanto, quem não esteja ainda convencido. Monica Hultberg, porta-voz da Skandinavian Airlines, considera porém que as transportadoras aéreas devem ter em consideração o facto de muitos passageiros não quererem ter cobertura de comunicações móveis durante os seus voos. “Há alguns anos foi realizada uma sondagem sobre este tema, e para metade dos inquiridos esta perspectiva não foi de todo apelativa”.

Para já, a possibilidade de receber ou realizar chamadas telefónicas a bordo de aviões está a tornar-se real em várias frentes. O primeiro voo comercial cujos passageiros tiveram permissão para utilizarem os seus telemóveis teve lugar no mês passado. O voo da Emirates Airlines introduziu o sistema AeroMobile, resultado da parceria entre a Telenor e a ARINC.Computerworld

Exit mobile version