Pplware

Código fonte do Snapchat foi obtido e acabou publicado no GitHub

O Snapchat tem tido uns meses complicados, depois de ter feito mudanças no seu visual que não agradaram particularmente aos utilizadores. Esta rede social, que também é um serviços de mensagens, tem procurado reverter a situação, mas não tem sido simples.

Um novo problema parece agora estar a afetar este serviço, que viu o código fonte da sua app para iOS ser publicado no GitHub, depois deste ter sido obtido de uma forma ainda não revelada.


A atravessar uma fase complicada da sua existência, o Snapchat prepara-se agora para continuar a ter problemas graves, desta vez de segurança e até de propriedade intelectual.

Parte do código fonte da sua app para iOS foi recentemente publicado no GitHub e esteve disponível para qualquer utilizador consultar e até copiar para si. Não está claro como o utilizador i5xx, que geria o repositório no GitHub, terá obtido o código, mas todas as evidências apontam para que este é real e mesmo da empresa.

A publicação deste código é o culminar de um processo que se arrastará há já algum tempo, com várias tentativas de contacto com as equipas do snapchat para que fosse mostrado o código obtido.

Ao não conseguir este contacto, foi tomada a decisão de publicar o código fonte, na tentativa de chamar à atenção do Snapchat, algo que terá sido conseguido de imediato.

Para resolver o problema, e remover do domínio público o seu código fonte, a Snap, Inc, empresa que detêm o Snapchat, terá de imediato pedido ao GitHub que removessem o conteúdo, ao abrigo do DMCA (Digital Millennium Copyright Act), a lei de direitos de autor dos EUA.

As várias fontes que analisaram o código revelaram que este é mesmo do Snapchat, associando os autores a empregados da empresa e que desenvolveram o código. Apesar de ter sido removido, várias cópias do código continuam disponíveis na Internet.

Exit mobile version