As grandes empresas têm por hábito vir ao mercado comprar os serviços que querem incluir na sua carteira de serviços. É esta a forma mais simples e mais rápida de se prepararem e de alargarem a sua oferta.
A Cisco acaba de anunciar a sua intenção de comprar a OpenDNS e assim passar a oferecer este serviço a todos os seus clientes, reforçando a sua estrutura de segurança.
O acordo de compra foi já estabelecido e firmado entre estas duas empresas, tendo a OpenDNS passado a fazer parte da Cisco, tendo esta de desembolsar mais de 635 milhões de dólares.
Ao comprar a OpenDNS a Cisco passa a controlar de forma total o serviço de segurança que a empresa disponibiliza, de forma gratuita aos utilizadores, e passa a integrar na sua oferta os produtos que a OpenDNS tem para as empresas.
Conhecida por oferecer uma solução de DNS que previne de forma muito eficaz o acesso a sites e a serviços, bem como um serviço de filtragem de conteúdos, também assente em DNS, a OpenDNS é uma compra lógica para o catálogo da Cisco.
Segundo o CEO e fundador da OpenDNS, David Ulevitch, a intenção da Cisco é não alterar a estrutura da empresa e mantê-la da mesma forma como tem funcionado até agora, continuando a oferecer os mesmos serviços e a desenvolvê-los de forma a dar a melhor oferta aos seus clientes, tenham eles acesso aos serviços gratuitos ou aos pagos.
Mesmo com acordo fechado, e dada a dimensão da compra e o facto da Cisco ser uma empresa cotada em bolsa, é ainda necessário que as entidades reguladoras aprovem o negócio e que autorizem a compra.
Apesar de estar já em andamento, este processo de compra deverá estar apenas terminado em 2016, altura em que a OpenDNS passará a integrar de forma definitiva a equipa de segurança da Cisco.
Esta é mais uma oferta de peso que a Cisco consegue juntar à sua carteira de serviços que tem disponível para as empresas. Não se espera que o modelo de funcionamento do OpenDNS seja alterado, mantendo-se a vertente gratuita de protecção que tem oferecido aos utilizadores da Internet nos últimos anos.