O ciberactivismo e a ciberguerra são os “novos” perigos para utilizadores e Instituições que se encontram ligados à Internet. A ultima noticia sobre ciberguerra vem da Coreia do Sul, onde das autoridades de Seul já informaram que o país foi alvo de ataques informáticos, esta quarta-feira. O ataque informático levou à paralisação das estações de TV sul-coreana KBS, MBC e YTN e há também informações que, pelo menos dois dos maiores bancos (Shinhan e Nonghyup), sofreram também ataques.
Apesar de actualmente ainda não se saber o que poderá ter estado na origem do ciberataque, os analistas e agência de notícias sul-coreana Yonhap apontam a tensão que se vive atualmente entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul como uma das razões prováveis.
A dimensão do ataque levou as autoridades Sul-Coreanas a elevar o nível de alerta de ciberataque de e 3 para 4. A agência de notícias sul-coreana Yonhap tem dado cobertura a toda a situação e reações por parte do ministério da Defesa que apontam a origem do ataque para a rival Coreia do Norte.
Sabe-se ainda que o ataque ocorreu às 14h00 locais e paralisou os serviços bancários, incluindo máquinas ATM e os serviços televisivos. Há inclusive relatos que indicam que à hora do ataque alguns computadores começaram a apresentar nos ecrãs caveiras e indicação para o grupo “Whois Team”.
De referir que este ciberataque ocorre após cinco dias, da Coreia do Coreia do Norte ter acusado publicamente Washington e Seul, de que estes estavam a trabalhar em conjunto numa acção idêntica. As autoridades sul-coreanas sublinha que desde 2009 o país tem vindo a ser algo deste tipo de iniciativas criminosas.