Pplware

Chrome Web Store – Google abriu a sua loja de aplicações

… e apresentou  o seu primeiro equipamento com o Chrome OS.

A Google tem andado nos últimos dias num verdadeiro turbilhão. Têm sido novidades atrás de novidades que nos têm deixado curiosos sobre o que pode esta empresa trazer de novo ao mercado.

E hoje, numa conferência que teve lugar em São Francisco, a Google levantou o véu e apresentou mais duas novidades de monta, que foram a loja de aplicações e um futuro PC que será a primeira experiência com o Chrome OS.

A parte mais importante dessa apresentação foi a apresentação por parte da Google da sua loja de aplicações para o Chrome. Nessa loja vão poder comprar e instalar aplicações que se integrarão com o Chrome de forma perfeita e natural.

Com a futura disponibilização do Chrome OS, um sistema operativo que se alicerça no Chrome, estas aplicações serão a forma dos utilizadores terem acesso às mesmas experiências que actualmente têm nos restantes sistemas operativos.

São aplicações que estão ligadas a serviços web, alojados na cloud, e que podem ser usadas como aplicações instaladas nos PC’s. Será também ai que vão estar alojadas as extensões e temas que actualmente podem usar no Chrome.

Para além das aplicações pagas vão existir outras gratuitas e que podem ser igualmente usadas pelos utilizadores.

A disponibilização desta loja só foi feita agora pois apenas há alguns dias foi disponibilizada na versão estável do Chrome (8) a possibilidade de sincronização de um elevado conjunto de parâmetros, nos cais acaba por ter um lugar de destaque as aplicações.

Vai ser possível ter o seu browser sincronizado e com as mesmas aplicações em qualquer lugar e em qualquer instalação, em diversos PC’s e em diversos sistemas operativos.

A utilização da Chrome Web Store é feita da mesma forma que usavam a zona de extensões que até agora era disponibilizada. Basta escolher a aplicação pretendida, pagar se for esse o caso e instalar no Chrome. As aplicações vão passar a ficar disponíveis na sua zona específica sempre que abrem um novo separador no Chrome.

Nesta mesma apresentação de hoje foi levantado o véu, mais uma vez, do que será o sistema operativo da Google. Foi indicado que este estará disponível apenas no primeiro trimestre do próximo ano e que será iniciado um processo de testes públicos com base num PC a ser disponibilizado pela Google. Esta máquina, o CR-48, foi alvo de apresentação sem que tenham sido apresentadas muitas características, tendo o focos sido dado ao Chrome OS.

A Google continua a sua cavalgada no sentido de tomar um lugar de ainda mais destaque e preponderância no mundo da Internet. Dificilmente os utilizadores conseguiram passar ao lado de todas estas novidades.


Homepage: Chrome Web Store

Exit mobile version