O desenvolvimento do browser da Google tem-se pautado por novidades sempre sonantes e capazes de converter qualquer admirador de outros browsers para o Chrome. Para além de ser um browser muito bem construído, apresenta funções que os seus concorrentes ainda não conseguiram implementar.
A ultima release da sua versão de testes apresentou uma novidade que vinha a ser apresentada lentamente nas versões anteriores. O Chrome traz agora um gestor de perfis plenamente funcional e capaz de ser usado por todos os utilizadores.
A Google desde o início das versões do Chrome que tem permitido aos seus utilizadores criarem backups dos seus dados e alojá-los nos seus servidores. Com esta funcionalidade é possível que qualquer utilizador possa colocar os seus dados numa nova versão do Chrome e em poucos minutos tenha o seu browser plenamente funcional, tal como o deixou no seu PC ou antes de ter tido um qualquer problema.
Com esta nova funcionalidade, o gestor de perfis, qualquer utilizador pode “emprestar” a sua instalação do Chrome a um amigo e este pode adicionar o seu perfil. Desta forma pode usar esse Chrome como do seu próprio se tratasse. Esta função torna-se ainda interessante para todos os que têm de partilhar um PC e por conseguinte a mesma instalação do Chrome.
Esta nova função está disponível na interface do Chrome através da apresentação de um símbolo no canto superior esquerdo (no Mac no direito). Basta carregarem nesse símbolo para vos ser mostrada a hipótese de adicionar um novo perfil ou aceder a um que tenham já criado.
Ao seleccionarem a opção de criar um novo perfil é aberta uma nova janela onde podem escolher o nome a atribuir ao novo perfil e onde devem escolher um dos quatro ícones apresentados. Será esse ícone a ser mostrado sempre que activarem a utilização de um dos perfis criados.
As opções de sincronização que são dadas aos novos perfis são as mesmas que são apresentadas sempre que ligam o vosso Chrome ao vosso perfil. É possível sincronizar os favoritos, as configurações, as extensões e os demais dados.
Eis a descrição que a Google apresenta e que define a utilização de diferentes perfis:
A Chrome profile contains a set of bookmarks, browsing history, saved passwords, and themes. You can create multiple profiles if you need to manage separate settings. For example, you can use one profile, and your friend can use another.
Esta funcionalidade deverá estar disponível a todos os utilizadores da versão estável do Chrome quando esta atingir a versão 14, esperada para meados de Setembro. Até lá, se a quiserem testar devem usar a última versão Dev disponível.
A Google continua a mostrar que o seu browser é uma fonte de novidades e que está um passo à frente da concorrência. Os demais browsers que estão disponíveis permitem que se criem perfis, mas nenhum permite que o coloquem noutro browser de forma tão simples e rápida.