Pplware

Chrome pode estar a caminho do Android

A Google tem investido muito nos seus dois sistemas operativos e no seu browser. São actualmente uma das maiores montras do que esta empresa produz e da sua capacidade de competir com as outras empresas em todas as áreas em que se colocam.

Apesar de terem dois sistemas operativos, seria de esperar que tivessem em comum o browser que desenvolvem. Esses passos vão agora ser dados e em breve poderemos ter no Android o Chrome em todo o seu potencial.

Apesar de partilharem grande parte do código, o browser que equipa o Android não tem muito a ver com o Chrome. Partilham a base, o WebKit, e têm equipas distintas a desenvolver estas duas aplicações de forma distinta e separada.

Este cenário poderá estar para ser alterado em breve e a Google pretende apresentar uma versão do seu browser integrada no seu sistema operativo para dispositivos móveis.

Segundo uma mensagem publicada por Andrei Popescu, Engenheiro de Software na Google, vai começar a ser desenvolvida uma versão do Chrome para dispositivos móveis, um pouco à imagem do que a Mozilla faz com o Firefox Mobile.

We plan to start by setting up a webkit.org build bot that will compile Chromium’s DRT for Android using the Android NDK, SDK and toolchain. We anticipate a reasonably small set of changes to the Chromium port to achieve this. We’re fully committed to maintaining this new flavor of the Chromium port of WebKit and having a build bot up and running as soon as possible will make this an easier task. At the same time, we will be removing the existing incomplete Android port. This includes the Android-specific code in WebCore/platform/android, as well as any code guarded by the PLATFORM(ANDROID) macro.

A Google começará por eliminar todo o código específico que introduziu na actual versão que tem a correr no Android e criará uma versão limpa desta, à imagem do que faz com o Chromium e o Chrome.

Esta nova versão será completamente open source e qualquer programador que pretenda pode criar a sua versão deste browser.

A Google sempre desenvolveu este browser de forma fechada, apesar de se ter comprometido a desenvolve-lo de forma aberta. Os problemas na criação desta versão móvel do WebKit foram várias e este nunca chegou a ser terminado.

A while ago, we started the effort to upstream the Android port of WebKit. For a variety of reasons, this work took longer than anticipated and was never finished. We realize that the incomplete Android port that exists today in WebKit ToT has caused quite a bit of confusion and inconvenience to the project as a whole and we are very sorry for that.

Esta nova versão do Chrome irá preencher um espaço que até agora poucas empresas se atreveram a ocupar. As opções disponíveis, para além dos browsers proprietários dos sistemas operativos, pouco mais iam além do Opera mobile e da nova versão do Firefox mobile.

A Google fica assim com uma representação completa na maioria dos sistemas operativos, depois de conquistar o Windows, Linux e Mac.

Existirá espaço para esta nova versão do Chrome fora do universo Android, ou a Google nem tentará ocupar esse espaço?

Exit mobile version