Pplware

Chrome OS poderá chegar este mês nos netbooks

Tal como já falámos aqui no Pplware, em Julho, a Google anda a preparar um Sistema Operativo próprio, o Chrome OS.

Eric Schmidt, CEO da Google, havia anunciado os primeiros netbooks equipados com o Chrome da Google deveriam aparecer no final do ano. No entanto, não era de esperar o seu lançamento em Outubro mas, segundo fontes do site Shanzai.com, o Chrome OS irá mesmo ser lançado em netbooks dentro de semanas.

Os fabricantes chineses de netbooks tinham já anunciado que is iam desenvolver a preços inferiores a $200, equipados com CPU’s baseados em MIPS Loongson. Mas, como seria de esperar, a disponibilidade destes netbooks a “preço da chuva” não será a nível mundial, quando muito chegará apenas aos mercados Asiáticos. Apesar disso, esta notícia é bastante agradável na medida em que a Google está a avançar no desenvolvimento do seu sistema operativo e brevemente deverão aparecer novas notícias nesta área.

Tem-se vindo a dizer que a Acer e a HP serão os primeiros fabricantes de PC’s a adoptar o Chrome OS mas não será surpresa nenhuma caso se vejam outra empresas, de menores dimensões, a adiantarem-se no lançamento desta plataforma.

A chegada oficial do Windows 7, dentro de 21 dias, bem como o lançamento da geração seguinte de CPUs Atom por parte da Intel, no final do ano, podem criar espaço para alternativas mais simples e baratas que os netbooks Wintel que estão a ter custos crescentes.

Como alternativas e direccionado ao assunto, haverão smartbooks baratos e de menor desempenho, equipados com chips non-x86 e Sistemas Operativos de código aberto, como o Chrome OS.

Fonte: Fudzilla

Exit mobile version