Conforme vimos na mais recente aparição do Firefox 4, o aspecto minimalista do Chrome já faz escola. Nesse sentido, todo o espaço disponível ou “inútil” na estrutura da janela do browser está a ser aproveitado para colocar os objectos necessários e imprescindíveis à navegação.
Nas mais recentes versões de desenvolvimento do Chrome, passou a estar disponível mais uma optimização. Agora é possível ter os dois menus que compõem a sua interface fundidos apenas num.
Neste momento, existem duas versões do novo menu, resultado da junção dos anteriores. Uma versão está na versão de Dev do Chrome e outra versão, muito mais completa e funcional, está apenas disponível no Chromium.
A ideia da Google é unificar todas as funções que devem estar fora da interface do browser e condensá-las num único menu, permitindo que os utilizadores não tenham de andar a navegar entre os diferentes menus para achar uma função que pretendem. Fica assim mais fácil a utilização da interface e cativou os “desenhadores” de outros browsers.
Como vem sendo hábito nas versões do Chrome, as novas funcionalidades que o Chromium apresenta são disponibilizadas mais tarde nas diferentes versões do browser da Google. Aguardemos então pela disponibilização no Chrome da versão mais completa e funcional que está disponível no Chromium.
Como activar
A utilização desta nova composição dos menus pode ser já usada, caso estejam a utilizar a última versão do Dev do Chrome ou a última versão do Chromium.
A activação desta faz-se, como é hábito, através da adição de um parâmetro ao comando utilizado para o lançamento do browser. Basta que adicionem o código abaixo ao comando:
--new-wrench-menu
Esta funcionalidade está já disponível para os três sistemas operativos suportados (Wndows, Mac e Linux).
Mais um passo dado pela Google para tornar o seu brower o mais simplificado e com uma maior facilidade de utilização. Concentrar o utilizador na Internet e retirar da interface as funcionalidades que apenas necessitamos em momentos específicos.