Pplware

Chrome já ultrapassou o Firefox…

…como o browser mais usado na Internet

Esta noticia, apesar de ser uma novidade, há muito que era esperada. Desde o seu lançamento, em meados de 2008, que o browser da Google prometia tomar de assalto o estagnado mercado dos browsers.

Lentamente, e muito graças à sua simplicidade de utilização e a uma interface muito minimalista, foi ganhando adeptos e foi subindo no ranking dos browsers mais usados. O passado mês de Novembro marcou a ultrapassagem ao seu concorrente mais directo, o Firefox.

Já há algum tempo que o Chrome perseguia o browser da Mozilla e esperava-se que antes do final do ano de 2011 a ultrapassagem fosse feita. Ela ocorreu durante o mês de Novembro, apesar de ainda ser marginal a diferença entre estes dois browsers.

Estes dados foram fornecidos pela empresa StatCounter, que tem um serviço de estatísticas de acesso a sites web, e revelam algo que era já esperado.

Os dados de Novembro mostram que, a nível mundial, o Chrome subiu uma posição e é agora o segundo browser mais usado na Internet. Acima dele está apenas o browser da Microsoft.

Os números apresentados mostram que o IE tem agora 40,63%, o Chrome 25.69% e o Firefox 25.23%. Mais abaixo temos outros dois browsers, com uma muito menor expressão, o Safari com 6,07% e o Opera com 1,78%.

Estes números referem-se à utilização global na Internet. Estes dados podem ser vistos na imagem abaixo ou consultados nesta página.

A apresentação destes dados, que podem levar a uma ainda maior adesão por parte dos Internautas ao Chrome, levou a que a StatCounter apresenta-se uma declaração pública do seu CEO, Aodhan Cullen. Nesta declaração, Aodhan Cullen indica que espera uma batalha entre a Microsoft e a Google pela posição cimeira desta tabela.

We can look forward to a fascinating battle between Microsoft and Google as the pace of growth of Chrome suggests that it will become a real rival to Internet Explorer globally. Our stats measure actual browser usage, not downloads, so while Chrome has been highly effective in ensuring downloads our stats show that people are actually using it to access the web also.

Os dados disponíveis para Portugal apresentam um cenário similar, com um crescimento ainda maior por parte do browser da Google face ao da Mozilla. No entanto, já no passado mês de Julho se tinha dado a mudança de posições entre estes dois browsers.

Os números para o nosso país, e no mesmo período, mostra que o IE tem 40,96%, o Chrome 30,33% e o Firefox 22,67%. Mais uma vez, e tal como nos dados globais, temos mais abaixo o Safari com 4,4% e o Opera com 1,13%. Face aos dados mundiais, no nosso país, a diferença entre os dois primeiros é menor, muito por mérito do Chrome.

Estes números podem não ter ainda muita expressão, mas são a prova do bom trabalho que a Google tem feito no seu browser e mostram que a Mozilla ainda não conseguiu acertar na formula certa para cativar os seus utilizadores nas novas versões que tem apresentados.

Resta ainda saber o que o que Microsoft vai fazer para conseguir fazer crescer o seu browser. Apesar de ter apresentado novas versões no passado recente, grande parte da sua quota deve-se a versões ao facto de este browser acompanhar o seu sistema operativo, o que à partida a coloca numa posição de vantagem junto de utilizadores menos experientes.

Aguardemos pela resposta destes três gigantes, quer seja para recuperarem posições nesta luta de browsers ou para se distanciarem ainda mais da concorrência directa.

Press Release StatCounter

Chrome Overtakes Firefox Globally for First Time

Free web analytics company reports that Internet Explorer still leads despite falling market share

Boston, USA; Dublin, Ireland; Thursday, 1st December, 2011: Google’s browser Chrome overtook Firefox for the first time globally on a monthly basis in November, according to StatCounter, the free website analytics company. The firm’s research arm StatCounter Global Stats reports that Chrome took 25.69% of the worldwide market (up from 4.66% in November 2009) compared to Firefox’s 25.23%. Microsoft’s Internet Explorer still maintains a strong lead globally with 40.63%.

“We can look forward to a fascinating battle between Microsoft and Google as the pace of growth of Chrome suggests that it will become a real rival to Internet Explorer globally,” commented Aodhan Cullen, CEO, StatCounter. “Our stats measure actual browser usage, not downloads, so while Chrome has been highly effective in ensuring downloads our stats show that people are actually using it to access the web also.”

In the US Internet Explorer continues to perform strongly and is maintaining market share at 50.66%, up slightly from 50.24% year on year. Firefox retains second place on 20.09%, down from 26.75%. Chrome is up to 17.3% from 10.89%. Safari is on 10.76% from 10.71%.

In the UK, Internet Explorer also leads the market with 42.82%. Chrome is on 24.82%, having overtaken Firefox (20.56%) in July. (For other individual country or regional analysis see StatCounter Global Stats).

StatCounter Global Stats are based on aggregate data collected on a sample exceeding 15 billion page views per month (4 billion from the US) from the StatCounter network of more than three million websites.

As well as free web research, StatCounter (http://statcounter.com/) provides free website traffic analysis. This allows website owners, developers and bloggers to capture valuable intelligence on their site in real time including number of visitors, visitors by country/region, search terms, popular pages, download stats, exit links and other data.

In September StatCounter announced its new website with added features.

Exit mobile version