Pplware

Chrome com encriptação de dados sincronizados

Com a rapidez com que as novas versões do Chrome estão a sair para a utilização pública, é difícil não encontrar novidades e novas funções numa base quase diária. Ainda esta semana foi apresentada a versão 8 na vertente Dev, tal como noticiámos, e ai foram disponibilizadas novidades de monta e que ao chegarem às versões mais maduras vão de certeza ser do agrado de todos os utilizadores.

A novidade que hoje vos trazemos pode ser encarada como um complemento e um reforço à segurança dos vossos dados. Passou a ser possível encriptar os dados que enviam e alojam nos servidores da Google, recorrendo à utilização de uma palavra-chave (passphrase).

Ao activarem esta opção definem que desde esse momento os vossos dados que são armazenados nos servidores da Google passam a estar cifrados e apenas quem conhece a frase definida por vós consegue ter acesso a eles. Fica também activa a transmissão de dados entre o vosso Chrome e os servidores da Google.

Os dados a que nos referimos e que passam a estar protegidos contra olhares estranhos são aqueles que definiram como os que devem ser sincronizados. Na última versão de desenvolvimento disponibilizada, as opções de sincronização são as seguintes:

Com esta opção activa e plenamente funcional deixa de fazer sentido o medo recorrente que muitos utilizadores têm de que os seus dados são vasculhados de forma intensiva pela Google, na procura de informação pertinente, ou de outras coisas mais estranhas.

É importante referir, tal como vai ser apresentado se a activarem, que esta opção cifra de forma definitiva e os vossos dados nos servidores da Google e sempre que enviarem actualizações estes seguirão do mesmo modo. Isto significa que é impossível removerem a utilização desta sem que os dados tenham de ser completamente apagados e enviados de novo, com eventuais perdas de dados, e que se perderem a vossa palavra passe podem ficar sem a capacidade de sincronismo entre esse PC e os vossos dados.

A forma de activar esta nova funcionalidade é simples e vamos explicá-la de seguida. Existem apenas 2 requisitos que devem cumprir antes de avançarem. Devem ter instalado a última versão Dev do Chrome e devem ter desabilitada a opção Tabbed Settings nos Labs do Chrome (coloquem na Omnibar about:labs e desactivem-na).

Para iniciarem devem aceder ao ícone ferramenta que está no vosso Chrome. Ai dentro desse menu devem escolher a entrada Opções.

Uma vez que desactivaram que vos permitia ter as definições acessíveis num separador, é-vos apresenta uma janela quando acedem às opções.

Nessa janela escolham o separador Itens pessoais. Ai dentro carreguem no botão Personalizar….

Na janela onde realizamos a personalização dos dados a serem guardados e sincronizados com os servidores da Google passamos a ter disponível mais um separador, Encryption. Acedam a esse separador.

É ai que activam a utilização da vossa frase segura, para cifrar os dados. Leiam novamente o aviso que aparece e activem esta opção. No final carreguem no botão OK.

Chegou então a hora de definirem a frase que vai ser a vossa chave de encriptação. Escolham uma com bastantes caracteres e que saibam bem. Quanto maior for essa frase maior é a segurança aplicada. Depois de a escreverem na caixa definida para o efeito devem carregar no botão OK.

A mensagem que aparece de seguida confirma que a definição da frase segura foi bem-sucedida e que os dados foram também actualizados com sucesso nos servidores da Google.

Não se esqueçam que se tiverem esses dados com outras instalações de Chrome noutros computadores devem repetir esse processo em todos eles pois os dados que passam a estar disponíveis são incompreensíveis sem a presença da vossa frase segura.

Ao activarem esta opção estão a garantir uma camada adicional de segurança e protecção aos dados que colocam nos servidores da Google. Não só a transmissão desses dados passa a ser feita de forma segura, como os dados armazenados são incompreensíveis e inatingível sem a presença da chave que definiram.


Download (Windows): Google Chrome Dev
Download (Mac): Google Chrome Dev
Download (Debian/Ubuntu – 32bits): Google Chrome Dev
Download (Debian/Ubuntu – 64bits): Google Chrome Dev
Download (Fedora/OpenSUSE – 32bits): Google Chrome Dev
Download (Fedora/OpenSUSE – 64bits): Google Chrome Dev
Homepage: Google Chrome

Exit mobile version