Que a Google tem investido muito tempo e dinheiro no seu browser e sistema operativo ninguém tem dúvida. A adesão que o Chrome tem tido por parte dos utilizadores veio mostrar que todo esse investimento não tem sido em vão e que a Google vai com certeza tirar daí muito dividendos.
Com frequência são apresentadas novidades neste browser e esta semana não é excepção. O Chrome passou a apresentar a possibilidade de sincronizar os endereços que são escritos no browser. Ainda está limitado à versão Canary, mas é o começo de mais uma integração.
Desde a sua génese que o Chrome tenta ser um browser transversal e o único que os seus utilizadores vão usar nos muitos locais onde acedem à Internet. Existe a possibilidade de termos os diferentes Chromes, que temos nos diferentes computadores que usamos, sincronizados e não termos a necessidade de estar a passar constantemente dados entre estes diferentes browsers.
Actualmente é já possível sincronizar as aplicações, temas e extensões que temos instaladas, as definições, as palavras passe e muitos outros dados. Com a a possibilidade que agora foi adicionada à versão Canary, passam a poder ter sincronizar também os endereços que escreverem na barra de endereço. Estes dados vão permitir que fique mais completo e actualizado o processo de geração de resultados para o autopreenchimento na Omnibox.
Esta nova funcionalidade não está activa por omissão nesta nova versão do Chrome e por isso devem activá-la. Para isso devem no vosso Chrome Canary escrever about:flags na Omnibox. Procurem pela opção Enable syncing typed URLs e activem-na.
Depois de terem reiniciado o Chrome vão ter de activar a opção para sincronizar URLs escritos. Para isso devem aceder às Preferência e ao separador Itens pessoais. Aí dentro devem escolher a opção Personalizar definições de sincronização. Vão encontrar aí a nova opção para sincronizar os URL’s escritos.
Esta nova opção vai permitir melhorar a sincronização dos diferentes elementos do vosso browser. Fica ainda mais completa a transferência de dados entre os vossos diferentes Chromes e facilitar a utilização destes browser.
Para já esta opção está apenas limitada à versão Canary do Chrome, mas os rápidos ciclos de desenvolvimento do Chrome vão depressa trazê-la para as versões mais estáveis. Se quiserem testar esta e outras funções ainda limitadas aos testes da versão Canary podes descarregá-la nos links que apresentamos abaixo. Se preferirem, podem sempre aguardar que esta função seja exaustivamente testada e que seja posteriormente disponibilizada nas versões mais estáveis do Chrome.