O XBMC é um software que todos conhecem e que tem capacidades fantásticas. Este centro multimédia consegue correr numa variedade de plataformas de tal forma elevada que é actualmente a opção mais usada por todos os que querem ter os seus conteúdos acessíveis e prontos a serem reproduzidos.
Mas o XBMC, tal como outra plataforma qualquer, precisa de se actualizar e de melhorar. E foi precisamente isso que aconteceu agora, com uma mudança subtil, mas com um impacto muito grande.
O XBMC vai desaparecer e no lugar dele vai surgir o Kodi! Na verdade nada muda, apenas o nome, mas só isso representa uma alteração bem grande.
A história do XBMC remonta ao ano de 2002 e o seu nome vem precisamente da sua origem. Criado inicialmente para ser um media center para a XBox original, o XBMC já teve, até ao momento três nomes diferentes.
O seu primeiro nome, associado à sua função única na altura, era Xbox Media Player, mas depressa a equipa que o desenvolvia percebeu que ele poderia fazer muito mais do que aquilo que realmente estava preparado para oferecer.
Foi então que cresceu mais um pouco e ganhou novas funcionalidades, passando em 2004 a chamar-se de Xbox Media Center, um nome muito mais adequado ao que já oferecia.
Mas com a passagem da XBox para outros suportes foi altura de ganhar um novo nome. em 2008 ganhou o nome que todos conhecem e, curiosamente, pouco tempo depois perde o suporte para a sua origem, a XBox.
E chega agora a altura de ter um novo nome, também fruto de mudanças e de novas realidades. Ambas as componentes que lhe dão o nome deixaram de fazer sentido e em primeiro o XB (XBox) já praticamente não é suportado e também o MC (Media Center) deixou de fazer sentido pois o XBMC é muito mais que isso.
A componente Media Center foi sendo complementada e o suporte para Add-ons, streaming, jogos e outros pequenas funções ganhou importância.
É por isso que a equipa do XBMC resolveu agora apresentar o Kodi, o novo nome que este software vai ter já a partir da versão 14, que se encontra em desenvolvimento.
Claro que esta mudança vai ser um processo gradual e continuo, havendo ainda muito a ser alterado quer no código do Kodi quer em toda a máquina que dá suporte a este software.
Mas o primeiro passo está dado e em breve já não haverá qualquer referencia ao XBMC, entrando o Kodi no seu lugar, mantendo todas as funcionalidades e toda a sua capacidade e versatilidade.
Se querem conhecer o Kodi aproveitem o lançamento do Kodi 14.0 “Helix” alpha2. É ainda um trabalho em curso, mas que mostra já o que vamos ter muito em breve.
O XBMC está a partir, deixando no seu lugar o Kodi. É apenas uma mudança de nome, mas que pode significar muito para este fantástico software e para tudo o que ele nos dá.