Pplware

Chegou finalmente o standard completo do 5G

A industria está em constante evolução e os novos padrões novos surgem com frequência, melhorando o que existe e mostrando o que o futuro vai trazer em breve. É aqui que surge o 5G e toda a tecnologia associada a esta tecnologia.

Se até agora o 5G era apenas um trabalho em curso, uma novidade veio afirmá-lo como um padrão e uma certeza de futuro. O standard completo do 5G foi finalmente aprovado e podem finalmente começar a surgir as primeiras propostas.


Apesar de estar já em pleno desenvolvimento e com propostas comerciais prestes a surgir, o 5G era ainda apenas um esforço da indústria e o preparar do futuro.

Esta semana tudo mudou, com a aprovação do standard completo do 5G. Isto significa que podem começar a ser criadas as propostas em cima destes padrões da indústria e com as definições esperadas.

Este standard foi criado e aprovado pelo 3GPP, o grupo internacional que gere os padrões das redes de telecomunicações, e entrará já em vigor. As declarações do 3GPP mostram a satisfação desta nova meta.

Há dois anos, o 5G era visto como uma visão ou apenas como um hipe – com o fechar do Rel-15, o 3GPP tornou o 5G uma realidade num curto espaço de tempo. O resultado é um incrível conjunto de padrões que não apenas fornecerão taxas de dados e largura de banda mais altas para os clientes finais, mas que sejam abertos e flexíveis o suficiente para satisfazer as necessidades de comunicação de diferentes setores.

A 3GPP reforça o objetivo do 5G, com taxas de dados e largura de banda mais elevadas para os utilizadores.

Já no final do ano passado tinha sido aprovado um standard para o 5G, mas que implementava esta tecnologia em cima das redes atuais. Este novo standard refere-se a implementações de raiz e sem qualquer estrutura de suporta anterior.

Com velocidades até 20 Gbps, o 5G será a evolução natural do 4G e das tecnologias anteriores. A implementação massiva do 5G está prevista para ser feita em 2019/2020, mas é provável que esta tecnologia possa a vir a ser usada, em modo experimental.

Fonte

Exit mobile version