É verdade, são cerca de 19 milhões de euros que estão disponíveis e que vão servir para fazer a devolução de cauções referentes à electricidade, água e gás. O prazo termina daqui a dois meses e nas listas contam mais de 500 mil portugueses.
Ora confirme se é um dos felizardos verificando se o seu nome consta das listas.
Para quem já não se lembra, até 1999 os consumidores que fizessem um contrato de água, luz ou gás eram obrigados a pagar uma caução que servia de “fundo de resgate” caso o consumidor não pagasse as facturas.
Nesse mesmo ano a lei anulou essa necessidade e então, desde essa data, são muitos os consumidores que têm cauções a receber.
Ao todo são mais de 500 mil portugueses que constam da listas, sendo que alguns deles têm até mais do que uma caução a receber, pois tinham na altura mais do que um contrato. A forma mais simples de aceder a essas listas é através da Internet, uma vez que as mesmas estão disponíveis publicamente nos seguintes links:
- Lista da EDP (Continente)
- Eletricidade da Madeira
- GALP Gás (Lisboa Gás, Lusitânia Gás, Beira Gás e Duriense Gás)
- EDP Gás GLP
Caso conste da lista, é importante que comece já hoje a tratar da devolução a que tem direito.O prazo de reclamação das cauções termina a a 30 de Junho de 2016. Todas as informações que necessita estão no Portal do consumidor, em Informação sobre a devolução das cauções.