Pplware

Carros da BMW sem chave são fáceis de roubar

O vasto mundo da tecnologia sempre foi um aliado conservador da indústria automóvel. Durante muitos anos os automóveis eram recheados com alguma tecnologia mas sempre em quantidade qb e em segmentos devidamente estipulados pelo preço de mais um extra. Vidros eléctricos? Era um extra, Air Bag, Rádio com leitor de CD’s? Eram um extra.

Actualmente o arrojo é maior, principalmente nas marcas mais sofisticadas e o uso das chaves físicas, de metal com chip, está a desaparecer. Agora a moda são RF fobs ou comandos via rádio que dão acesso ao interior da viatura e permitem colocar a mesma em funcionamento. Esta tecnologia nas mãos erradas está a facilitar o roubo de BMW’s. Veja como é simples!

No Reino Unido esta tecnologia tem feito estragos, como podemos ver aqui, roubar um BMW demora pouco mais que 3 minutos!

Os larápios conseguem entrar na viatura, evitando os sensores de intrusão, chegam à porta da consola de diagnóstico de bordo ou OBD-II e reprogramam a nova chave com os códigos digitais únicos que dão acesso ao controlo do BMW.

Este sistema existe nas marcas para, caso do cliente perca ou danifique o dispositivo original, a marca possa fazer a sua substituição, mas, segundo parece, os criminosos descobriram como o fazer por eles mesmos.

O mais dificil mesmo é ultrapassar o alarme da viatura que, mesmo assim, é técnica aprimorada há anos nos roubos de carros. No caso destes BMW, a quebra de um vidro lateral não activa sequer os sensores de ultra-sons interiores.

Segundo este artigo, na entrada é usado um “RF jammer” – ou bloqueador de sinal rádio-frequência – para que o alarme não seja activado quando não é usado um comando RF fobs exacto ou mesmo quando é partido um vidro, como é feito no vídeo mostrado em cima onde assaltam o BMW série 1.

Todos os carros vendidos na Europa devem permitir acesso livre aos códigos OBD, de modo a estar acessível fora do fabricante (ou seja, a qualquer oficina mecânica, mesmo não oficial). A BMW não é o único fabricante que permite o acesso através de uma porta ODB, mas a mais recente onda de assaltos a veículos BMW, comparada com outras marcas, aparece com um novo factor a ter em conta, poderão estar a ser passadas ao “mercado” grandes quantidades de chaves fobs “virgens”.

Depois de contactada por um cliente, a resposta da BMW foi a seguinte:

(…) existe a probabilidade de haver casos onde um criminoso possa estabelecer métodos para entrar e ganhar controlo de um veículo BMW ou de qualquer outro fabricante, e infelizmente isto está fora de nosso controlo. Tenho certeza que concorda que a BMW não pode ser responsabilizada por quaisquer incidentes desta natureza. No entanto, a BMW e seus parceiros continuam a trabalhar em estreita colaboração com as entidades policiais para monitorizar todos os métodos de roubo de veículos para garantir que nossos produtos permanecerão sempre nas mãos do legítimo proprietário.

 

Embora a posição da BMW ainda não exista em comunicado oficial, estará com certeza a trabalhar numa solução que resolva este buraco na segurança dos seus veículos. [via]

Quem domina melhor o conceito tecnológico, serão as equipas de segurança ou os larápios?

Exit mobile version