Pplware

Carris Netbus – Viaje e-confortável

Já reparou nos novos autocarros da Carris? Na semana passada decorreu a inauguração dos 30 novos autocarros articulados da Carris e o PPLWARE foi convidado para um agradável test drive por Lisboa, desde os Restauradores ao Oriente, na companhia do Presidente da Carris e do Secretário de Estado dos Transportes.

Mas que novidades traz esta nova frota? Além de mais confortável e acessível para pessoas com deficiência física, dispões de um painel LED com a indiciação da paragem e é possível navegar na Internet no interior do autocarro, sem qualquer custo, fruto da parceria da empresa com a TMN.

Ao chegar aos Restauradores, o Presidente da Carris, José Manuel Silva Rodrigues,  começou por falar comSecretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca, acerca das inovações da empresa.

Acessibilidade

De seguida, embarquei num dos novos autocarros, juntamente com o Presidente da Carris e o Secretário de Estado dos Transportes, a sua comitiva e restante comunicação social.

À primeira vista o autocarro parece semelhante aos seus irmãos, mas um olhar mais atento sobre os pormenores não esconde os pormenores.

Novidades do Netbus

Depois de apreciarmos a envolvência do veículo, o Presidente da Carris foi falando com o Secretário de Estado acerca das novidades/preocupações da empresa. Começou por falar acerca da preocupação ambiental da empresa, nomeadamente com a aquisição de novos autocarros desde 2004.

Achei interessante o facto dos autocarros possuírem um sensor que, ao chegar a um cruzamento, coloca sinal vermelho nas outras vias, deixando o autocarro passar, de forma a não existir qualquer interrupção na viagem – já que um dos maiores problemas para quem viaja na cidade, é o tempo que perde no trâsito.

O Secretário de Estado referiu que o objectivo principal deverá ser desincentivar a utilização de transporte próprio na cidade. “Não vale a pena aumentar o número de faixas, tudo começa pelo ordenamento do território. Para combater os carros não há soluções milagrosas”. Refere ainda “Não há grande diferença no estacionamento na periferia e dentro da cidade. Tem de ser mais barato na periferia e estão a ser tomadas medidas nesse sentido”.

E é claro, a “crise” também esteve no centro das conversações. O Secretário de Estado dos Transportes alerta para o facto de, mesmo que os indicadores sejam já positivos, ainda atravessamos um período de crise financeira e por isso “São necessários investimentos estratégicos, mas não de forma cega – este é muito importante”.

“Não se vão conquistar passageiros ao Metro ou a outra empresa – o mercado a conquistar são os utilizadores de automóvel“, refere ainda o Secretário de Estado.

Alguns factos e números
Onde estarão disponíveis estes novos autocarros?

Imagine-se agora a ir para o trabalho ou escola/universidade nestes autocarros. Pega no seu smartphone, netbook ou portátil e começa logo por consultar o seu e-mail e é claro, ler os feeds RSS do PPLWARE.

Gostaria ainda de agradecer à Carris o convite para a inauguração da sua nova frota.

Exit mobile version