Já reparou nos novos autocarros da Carris? Na semana passada decorreu a inauguração dos 30 novos autocarros articulados da Carris e o PPLWARE foi convidado para um agradável test drive por Lisboa, desde os Restauradores ao Oriente, na companhia do Presidente da Carris e do Secretário de Estado dos Transportes.
Mas que novidades traz esta nova frota? Além de mais confortável e acessível para pessoas com deficiência física, dispões de um painel LED com a indiciação da paragem e é possível navegar na Internet no interior do autocarro, sem qualquer custo, fruto da parceria da empresa com a TMN.
Ao chegar aos Restauradores, o Presidente da Carris, José Manuel Silva Rodrigues, começou por falar comSecretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca, acerca das inovações da empresa.
Acessibilidade
- Carreiras de mobilidade reduzida – O serviço especial de transporte a deficientes, criado em 1982, abrange actualmente 45% da frota da empresa – espaço para cadeiras de rodas, espaldares e rampas de acesso.
- Braille nas paragens – Este projecto que será concluído no final deste ano, promete disponibilizar em cada paragem o seu código de paragem em Braille, permitindo assim que estes clientes possam consultar os tempos de espera através do serviço SMS.
- Guia de carreiras acessível – A empresa disponibiliza CDs aúdio com a descrição do percurso efectuado, assim como as respectivas interfaces para as principais instituições de saúde e ensino.
- Site renovado – O site da empresa já se encontra preparado para os internautas com necessidades especiais.
- Mapas de consulta rápida (Spider Maps) – Tratam-se de mapas que permitem ao cliente que se encontra nessa zona saber quais as carreiras disponíveis nessa mesma zona, o seu percurso e destino.
De seguida, embarquei num dos novos autocarros, juntamente com o Presidente da Carris e o Secretário de Estado dos Transportes, a sua comitiva e restante comunicação social.
À primeira vista o autocarro parece semelhante aos seus irmãos, mas um olhar mais atento sobre os pormenores não esconde os pormenores.
Novidades do Netbus
- Paneil LED com a indicação da “próxima paragem” – Multicolor, dependendo da cor da zona do autocarro onde se encontra. Algo que vemos no Metro e que se torna essencial no autocarro. Uma pessoa que não faça um percurso com regularidade, perde-se facilmente pois nunca sabe onde está, se não conseguir ler o nome das paragens em andamento.
- Mais espaço
- Maior acessibilidade – Fiquei mesmo ao pé do sítio onde poderá viajar uma pessoa de cadeira de rodas. Tem um encosto confortável para as costas e um cinto de segurança. Há ainda a possibilidade de accionar uma rampa de acesso.
- Vídeo-vigilância – Todos os autocarros estão equipados com um sistema de video-vigilância.
- Menos ruído – O motor do autocarro faz bem menos barulho que os motores anteriores.
- Ar condicionado – Um must have nos dias de hoje.
- Internet Wireless – Por todo o lado e com sinal fortíssimo, testadíssimo pelo meu Samsung Wave, com uma visualização de um vídeo do Youtube sem qualquer problema.
Depois de apreciarmos a envolvência do veículo, o Presidente da Carris foi falando com o Secretário de Estado acerca das novidades/preocupações da empresa. Começou por falar acerca da preocupação ambiental da empresa, nomeadamente com a aquisição de novos autocarros desde 2004.
- Desde 2009, todos os autocarros cumprem a directiva comunitária sobre emissões de gases poluentes – Limite Euro 5, sendo que 20 deles cumprem as especificações EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle).
- 70% das carreiras estão certificadas.
- Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação).
Achei interessante o facto dos autocarros possuírem um sensor que, ao chegar a um cruzamento, coloca sinal vermelho nas outras vias, deixando o autocarro passar, de forma a não existir qualquer interrupção na viagem – já que um dos maiores problemas para quem viaja na cidade, é o tempo que perde no trâsito.
O Secretário de Estado referiu que o objectivo principal deverá ser desincentivar a utilização de transporte próprio na cidade. “Não vale a pena aumentar o número de faixas, tudo começa pelo ordenamento do território. Para combater os carros não há soluções milagrosas”. Refere ainda “Não há grande diferença no estacionamento na periferia e dentro da cidade. Tem de ser mais barato na periferia e estão a ser tomadas medidas nesse sentido”.
E é claro, a “crise” também esteve no centro das conversações. O Secretário de Estado dos Transportes alerta para o facto de, mesmo que os indicadores sejam já positivos, ainda atravessamos um período de crise financeira e por isso “São necessários investimentos estratégicos, mas não de forma cega – este é muito importante”.
“Não se vão conquistar passageiros ao Metro ou a outra empresa – o mercado a conquistar são os utilizadores de automóvel“, refere ainda o Secretário de Estado.
Alguns factos e números
- Cada autocarro custou à empresa 300.000 euros.
- O investimento total rondou os 11.000.000€ (11 milhões de euros).
- A idade média da frota de autocarros passou de 16,4 anos (2003) para 6,3 anos (2009).
- A cidade de Lisboa tem cerca de 1.900 paragens.
- Cerca de 800 veículos já se encontram equipados com um sistema de video-vigilância e ainda um rádio emissor/receptor e tecnologia GPS.
- Cerca de 400.000 automóveis circulam na cidade de Lisboa, todos os dias.
- A Carris comemora os seus 138 anos de existência.
Onde estarão disponíveis estes novos autocarros?
Imagine-se agora a ir para o trabalho ou escola/universidade nestes autocarros. Pega no seu smartphone, netbook ou portátil e começa logo por consultar o seu e-mail e é claro, ler os feeds RSS do PPLWARE.
Gostaria ainda de agradecer à Carris o convite para a inauguração da sua nova frota.