Pplware

Carmack – Dispositivos móveis ultrapassarão as consolas

A Apple e a Google têm sido responsáveis em trazer novos paradigmas para o dispositivos móveis. O iPhone desempenhou um papel importante ao criar novos métodos de interacção com Smartphones. O iPad abriu uma nova categoria de dispositivos lúdicos entre o tradicional smartphone e os meros computadores portáteis. Finalmente o Android, trouxe e reinventou esses e outros paradigmas e disponibilizou-os a um volume crescente de utilizadores.

É tudo uma questão de tempo até esta nova geração de dispositivos móveis ultrapassarem as consolas.


Pelo menos é a opinião de uma das maiores mentes da indústria de videojogos. Jonh Carmack co-fundador da Id Software, acredita que dispositivos como Smartphones e Tablets, irão num espaço curto de tempo ultrapassar o poder de processamento que as consolas oferecem actualmente. Contudo, Carmack não vai tão longe e salienta que durante algum tempo as consolas irão manter um espaço importante no mercado.

Em entrevista IndustryGamers Carmack acrescenta ainda outras ideias.

Embora exista ainda um conjunto selecto de jogadores hard core que queiram ficar sentados um fim de semana inteiro, numa posição confortável que lhes dê 20 horas de jogabilidade, ao contrário de muitos outros para quem os seus smartphones e tablets servem perfeitamente.

O co-fundador da id software, salienta ainda a utilidade que neste âmbito os serviços de streaming de jogos irão ter, tais como o OnLive que tem inclusive sido incluído nalguns dispositivos da HTC. No entanto avisa que não está claro nestes serviços quais serão aqueles que irão sobreviver o tempo suficiente até chegarmos a essa altura.

Mas, na mente deste brilhante criador de jogos, não se trata apenas de smartphones ou tablets mas de todo um ecossistema de entretenimento em casa.

Posso imaginar um futuro em que em vez da sua consola, o seu dispositivo móvel irá comunicar com a sua TV e quando quiser uma experiência mais envolvente no grande ecrã através de som sorround, saberá que este é servido do seu dispositivo móvel.

A visão de Carmack não é assim tão difícil de acreditar basta vermos os sinais que têm sido dados pela indústria. Vejamos o caso da Sony que claramente quer fazer a transição para esse futuro não tão distante. Prova disso foi o lançamento do Xperia Play (e não pensamos que a empresa se fique por este esforço). Olhemos para outro indicador que é aliás um detalhe importante do Windows Phone 7(WP7).

A Microsoft está, na nossa opinião, um passo na frente deste caminho pois já desenvolve a ligação entre a sua rede Xbox Live e os dispositivos WP7. Claramente a ideia será ligar tradicionais jogadores da consola Xbox, a jogadores com um smartphone WP7 de modo a partilharem um mesmo ecossistema e fazer  (também) a transição suave para as novas plataformas móveis.

Se juntarmos a estes aspectos a inovação dos últimos anos na interacção por toque, o uso inteligente do acelerómetro para diferentes abordagens nos jogos, a quantidade e qualidade de títulos que existem para iOS e mais recentemente para Android, veremos que este um filão de ouro apenas está agora a começar a ser explorado pelos gigantes da indústria de videojogos. [via]

Serão os tablets, num futuro próximo, os dispositivos privilegiados para a indústria dos vídeo-jogos?

Exit mobile version