Pplware

Caravela Portuguesa é hoje “comparada” ao Space Shuttle

Ver a tecnologia por este prisma, onde se compara as Caravelas Portuguesas ao Space Shuttle, faz-nos perceber da importância que os nossos antepassados tiveram no mundo que hoje já não lideramos.

Um documentário feito há algum tempo mostra perfeitamente como Portugal estava à frente da tecnologia nos descobrimentos, estávamos ao mesmo nível de quem fabrica hoje as naves espaciais que viajam ao Espaço.

O documentário que desvenda um mistério com 500 anos, dá a conhecer a razão pela qual as caravelas criadas pelos Portugueses são hoje comparadas a modernos space shuttle.

A nossa tecnologia permitiu levar os descobridores a cantos neste Planeta que nenhum outro povo conseguiu levar.

 

Caravela portuguesa… o Space Shuttle dos descobrimentos

Como vários especialistas na matéria afirmam, o impacto desta inovação transformou Portugal na principal potência marítima e económica do século XVI.

Pese o facto deste documentário ter já alguns anos, a verdade é que o seu conteúdo mostra perfeitamente o que era o desenvolvimento tecnológico deste país plantado à beira mar e de brandos costumes. Passamos da maior potência mundial há uns séculos para um país que se recolheu às suas fronteiras.

Como é referido no documentário, quando se lê um livro de História espanhol, inglês, francês ou holandês, as referências ao papel desempenhado pelos portugueses na época dos descobrimentos são insignificantes. É importante recolher os dados históricos e compilar a história tal como ela se passou, sem atropelos de factos que podem mudar a visão mundana de quem entende não sermos líderes no mundo da tecnologia.

Quando estes testemunhos históricos são recolhidos através da opinião dos melhores historiadores mundiais e os resultados foram surpreendentes.

Exit mobile version