Os últimos tempos parecem ter sido bastante favoráveis à Canonical. O lançamento do Ubuntu Lucid Lynx, tem sido bastante elogiado na vertente de usabilidade e aspecto aprimorado, com que a Canonical dotou o seu principal produto. Além da sua versão para pequenos portáteis, o Ubuntu irá marcar presença nos Tablets, com uma versão especialmente optimizada para este segmento.
A nova versão da popular distribuição de Linux, será baseada na filosofia de interface com utilizador denominada ”Light” que irá fundir a vertente para netbooks e tablets, numa única interface, tirando partido de algumas optimizações da componente de hardware para estes dispositivos, como optimização para processadores ARM ou Atom, discos SSD’s, autonomia, etc…
Neste âmbito, a Canonical já contactou e assinou acordos com os principais fabricantes de processadores móveis, como a Freescale, Texas Instruments e a Marvell. Na parte de optimização ao nível de consumo de energia e autonomia, a empresa está ainda a colaborar com a Intel. A responsável pelo Ubuntu no campo dos display’s está já a colaborar com a empresa Pixel Qi, que tem um bom portefólio no campo de desenvolvimento de painéis sensíveis ao toque e tem tido resultados bastante eficientes ao nível energético.
Na componente de interface com utilizador, esta nova vertente será mais optimizada para navegação via toque e terá outras adições obrigatórias em dispositivos tácteis, tais como o suporte multitoque. O Ubuntu Light será apontada como alternativa ao Windows em máquinas como um sistema “Instant On”, em que se queira ter acesso rápido a funções básicas como email, internet ou chat, um pouco à semelhança do que a Slashtop por exemplo tem feito neste ramo.
Serviços cloud como o Ubuntu One na vertente de armazenamento e música, que têm sido trunfos da Canonical, estarão também presentes nesta versão leve e optimizada para ecrãs pequenos e sensíveis ao toque. A vertente Light, será baseada na versão Maverick Meerkat (10.10) a próxima no ciclo de desenvolvimento do Ubuntu. Os primeiro tablets com o Ubuntu light estarão segundo os responsáveis da Canonical disponíveis no Início de 2011. PCWorld