Trata-se de um evento único em Portugal, de carácter generalista e pedagógico, que à semelhança de outros que se realizam em toda a Europa reúne as diversas plataformas e comunidades existentes no meio informático, em actividades e competições relacionadas com o que mais de recente se faz nas artes digitais do som e da imagem, na segurança de redes e sistemas (Linux e Windows) e ainda nos vários tipos de jogos digitais.
Com esta iniciativa, os promotores esperam contribuir para o desenvolvimento da sociedade da informação, especialmente entre os jovens, favorecendo a integração de um número cada vez maior de cidadãos na sociedade do conhecimento. A organização do evento representa um investimento superior a meio milhão de euros e conta com o patrocínio da Cisco e Eurotux (parceiros tecnológicos), AEIOU (portal oficial), Expresso, Blitz e SIC Radical (media partners), e Câmara Municipal da Batalha (apoio institucional).
Um Campus Party realizou-se pela primeira vez em Portugal em 2001, em Braga, com mais de 350 participantes. Em 2002, em Guimarães, participaram 750 pessoas e em 2003, em Viana do Castelo, participaram pela primeira vez mais de mil pessoas. Em 2004, de novo em Braga, os participantes do último Minho Campus Party realizado foram mais de 1.500, com 1.700 computadores e cerca de 25 mil visitantes. O Campus Party Portugal 2007 retoma agora essa experiência, com uma vocação nacional.
Além das inovadoras competições e demais concursos deste evento, a sessão deste ano pretende incentivar a criação autónoma de conteúdos e mashups, capitalizando, não só as potencialidades da Internet na promoção deste tipo de conteúdos, mas também as da televisão.