Pplware

Buraco no Facebook permitiu o acesso a fotos privadas de 6,8 milhões de pessoas

O Facebook é hoje a maior rede social do mundo, mas ao nível da segurança dos dados tem-se mostrado bastante frágil, tendo em conta o impacto na sociedade.

Depois de todo o escândalo que envolveu a Cambridge Analytica, o Facebook revelou agora que descobriu uma falha na plataforma que permitia o acesso a fotografias privadas de mais de 6,8 milhões de utilizadores e a dados de outras aplicações. Saiba já se a sua conta foi afetada!


Foi através da página para Programadores que o Facebook revelou a existência de uma vulnerabilidade na API de fotografias associada à rede social. De acordo com o que foi revelado, o bug detetado afetou utilizadores que usaram o login do Facebook e que deram permissão a apps de terceiros para aceder às suas fotos.

A vulnerabilidade foi, entretanto, resolvida, mas a empresa alerta para o facto de apps de terceiros terem conseguido aceder inadvertidamente a fotos dos utilizadores entre os dias 13 e 25 de setembro.

Segundo o comunicado da empresa, quando algum utilizador dá permissões a uma app para aceder às suas fotos,  a API permite o acesso apenas a fotos que as pessoas partilharam na sua timeline. Neste caso, o bug potencialmente permitiu aos  programadores o acesso a outras fotos que tenham sido, por exemplo, partilhadas no Marketplace ou no Stories.

Explorando o bug, os programadores tinham também permissão de acesso a fotos que as pessoas enviaram para o Facebook, mas que optaram por não publicar.

O Facebook revela ainda que este bug expôs as fotos de 6,8 milhões de utilizadores e terá afetado cerca de 1500 apps criadas por 876 programadores. As únicas apps afetadas por esse bug foram aqueles que o Facebook aprovou para aceder à API de fotos e que as pessoas deram autorização para aceder às suas fotos.

É recomendado que se inicie sessão em todas as apps com as quais foram partilhadas as fotos para verificar quais as fotos a que os programadores poderiam ter acesso. Pode saber mais sobre a gestão das suas apps no Facebook. 

A empresa liderada por Mark Zuckerberg tem também notificado todos os utilizadores que foram afetados. Para saber já se a sua conta foi afetada, basta que aceda aqui.

A empresa confirmou ainda que o problema apenas afetou esta rede social e pede desculpa pelo sucedido.

via Facebook

Exit mobile version