Pplware

Descoberto mais um bug no iOS 11! A culpa é da Siri…

É verdade que a Apple se tem esforçado para ter o iOS 11 sem bugs… mas não está fácil! Depois de até mostrarem num vídeo de publicidade ao iPhone X um bug, a empresa de Cupertino foi já avisada que existe um outro bug que coloca em causa a privacidade dos utilizadores e a “culpa” é da Siri.


As assistentes virtuais foram, sem dúvida, uma boa invenção mas, como alguém referiu em tempo, “não permitam que as assistentes virtuais façam tudo”. Depois de já terem sido descobertos vários bugs no iOS 11 eis que foi descoberto mais um que permite à Siri ler as mensagens de apps de terceiros, mesmo que o iPhone esteja bloqueado.

Apesar do iOS 11 ter uma opção que permite esconder o texto das mensagens nas notificações, no ecrã bloqueado, até que o utilizador proceda à autenticação (seja via Face ID ou Touch ID), esta “opção de segurança” pode ser facilmente ultrapassada com a Siri.

Em testes realizados por nós, aqui no Pplware, mesmo com o dispositivo bloqueado, a Siri consegue ler todas as mensagens pendentes.

App Mensagens da Apple não é afetada

De acordo com os testes que realizámos, tanto na versão 11.2.6 como na 11.3 beta 6, tal bug só afeta apps de terceiros como, por exemplo, o WhatsApp, Telegram, Skype, entre outros. A app de Mensagens da Apple parece ser a única a escapar a tal bug que afeta a privacidade dos utilizadores. O problema já foi reportado à Apple através da ferramenta Bug Reporter.

Para quem se quiser proteger, enquanto a Apple não resolve o bug, basta ir a Definições, Siri e Pesquisa e desativar a opção “Permitir com ecrã bloqueado”.

Exit mobile version