Um “novo” BTuga já havia regressado sob o nome de PT Next, mas o facto de esta ser uma marca registada obrigou os responsáveis do tracker a alterarem a designação para BT Next.
Após o vazio deixado pelo encerramento do BTuga pela ASAE e PJ a 24 de Julho era só uma questão de tempo até que o maior tracker de BitTorrent português encontrasse uma nova casa.
A equipa que gere o site viu-se obrigada a alterar o domínio www.ptnext.com para www.btnext.com, já que o nome PT Next é uma marca registada pelo grupo Portugal Telecom e consiste num simulador online desenvolvido pela YDreams que funciona como uma montra de produtos e soluções tecnológicas da PT, de acordo com o blog Remixtures.
Um dos grupos que estava por trás do BTuga (os evolution) é responsável pela administração do BT Next, que conta com a “bênção” de Luís Ferreira (MartiniMan), o conhecido fundador do BTuga, afirma o site Biovolts.
O BTuga Revolution, programa de partilha de ficheiros torrent desenvolvido por Luís Ferreira (MartiniMan), é necessário para que os utilizadores deste novo tracker possam trocar ficheiros entre si.