a polícia através do Messenger! Desde Março que 30 pequenos e médios comerciantes do município de Cachoeirinha, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, estão em contacto directo com a polícia através do programa de mensagens instantâneas. O número de roubos diminuiu 51% face a 2007.
Se forem vítimas de uma tentativa de assalto nos seus estabelecimentos ou mesmo se presenciarem roubos a peões, os comerciantes podem recorrer ao Messenger para alertarem a polícia, que envia de imediato uma equipa ao local.
A iniciativa, do 26º Batalhão da Brigada Militar de Cachoeirinha, tem, aparentemente, dado resultado, uma vez que a taxa de roubos a comerciantes entre Março e Setembro deste ano desceu 51% comparativamente ao mesmo período de 2007, adiantou ao “Globo G1” o capitão Eduardo Ramos.
«Resolvemos usar a tecnologia em prol da segurança pública. Conversamos com alguns segmentos da sociedade e, então, surgiu a ideia de permitir a comunicação directa dos comerciantes que possuem internet e computadores nos seus estabelecimentos com a Brigada Militar», afirmou Ramos.
Apenas os comerciantes registados no Sindicato do Comércio Varejista de Cachoeirinha podem adicionar a Brigada Militar à sua lista de contactos, eliminando assim o risco de a polícia receber indicações falsas.
Alguns comerciantes instalaram webcams nas lojas, permitindo que os agentes da polícia observem o interior do estabelecimento em caso de assalto.
«Podemos alertar a equipa que se está a deslocar para o local sobre a movimentação dos criminosos, descrevemos as características dos suspeitos e avisamos os agentes caso alguém esteja escondido ou armado», disse o capitão.
O sucesso desta iniciativa levou a que outras cidades do Rio Grande do Sul estejam já a implementar projectos semelhantes, revelou o responsável. Ciberia