No passado 22 de Abril, uma plataforma petrolífera no Golfo do México explodiu e afundou-se. Desde então continuaram a ser libertados milhares de litros diários para as águas do Golfo do México, contaminando diversos ecossistemas da região. Este é já o maior desastre ambiental dos Estados Unidos da América. Entre a BP e o estado americano, estão a ser tomadas diversas medidas para combater a poluição causada por este desastre. Aliás, a BP está tão interessada em mostrar os seus esforços que acabou por publicar no seu site fotos alteradas digitalmente.
A imagem em cima foi publicada no site oficial da BP e mostra o centro de operações da BP, criado para combater o derrame no Golfo do México. Ou será? Se olharmos para esta imagem com mais cuidado podemos ver que existem pormenores que não batem certo. O site AmericaBlog publicou algumas das falhas neste imagem que demonstram que esta foto é alterada.
Além de tudo isto, consultando a metadata desta foto podemos ver que a foto original foi tirada em 2001!
Mas esta não é a única foto que foi alvo de manipulação digital por parte da BP. No site da BP podemos ver outra foto que mostra o cockpit de um helicóptero que sobrevoa a área do desastre. Tudo parece bem, mas… Novamente, erros berrantes na má manipulação das imagens saltam à vista. Desde a torre de controlo no topo superior esquerdo, ao aviso que se vê no painel de instrumentos alertando que a porta da aeronave estaria aberta e ao piloto que parece ter nas mãos uma lista de verificações pré-vôo.
A BP já comunicou que de facto, publicou no seu site fotos alteradas digitalmente. Criou uma conta no Flickr onde podem ser consultadas as imagens originais. Agora que a BP admitiu o uso de manipulação digital nas suas fotos, é tempo de limpar o Golfo do México e restituir a normalidade às populações da zona.
Fonte: AmericaBlog