A BMW comemora hoje o seu centésimo aniversário e esta tornou-se a época perfeita para a marca anunciar que se está a preparar para criar “o carro mais inteligente” do mercado.
Além deste objectivo ambicioso, Klaus Fröhlich da BMW referiu que a marca irá trabalhar sozinha, sem parcerias com empresas como a Google ou Apple.
Klaus Fröhlich, gestor na área do desenvolvimento na BMW, durante a 86ª edição do Salão Internacional de Automóvel de Genebra (que decorre até ao próximo dia 13 de Março) deu uma entrevista à Reuters onde revelou alguns dos objectivos e ambições da marca para os próximos anos.
Metade da equipa de I&D será constituída por programadores
Segundo Klaus Fröhlich, só uma reestruturação do departamento de investigação e desenvolvimento da empresa irá garantir a construção de um carro inteligente, o mais inteligente, capaz de competir com empresas como a Google e com os seus carros de condução autónoma.
Assim, é previsto que metade da equipa de investigação e desenvolvimento seja constituída por programadores de computadores dentro em breve.
Outra das garantias da BMW é que não existirá qualquer parceria com empresas ligadas aos serviços Web, como a Google ou Apple, todo o modelo de negócio irá permanecer dentro da BMW.
Our task is to preserve our business model without surrendering it to an internet player. Otherwise we will end up as the Foxconn for a company like Apple, delivering only the metal bodies for them.
Um longo caminho de aprendizagem
Colocar um carro na estrada a conduzir de forma autónoma, onde apenas existam passageiros, não é de todo uma tarefa fácil. A BMW está ciente de que o caminho a percorrer é longo.
Para já serão feitas novas parcerias com empresas fornecedoras de peças e equipamentos fora da indústria automóvel. E, em seguida, terá que haver uma evolução em áreas como a inteligência artificial.
We have some catching up to do in the area of machine learning and artificial intelligence
Até ao momento, o objectivo de comercializar um veículo próprio, totalmente autónomo, ainda não tem data marcada e não o deveremos ver num futuro muito próximo, mas a revolução no mundo automóvel já está a acontecer!