Pplware

Bluetooth 5 para breve: 4x mais veloz e com o dobro da cobertura

Há quem afirme que o futuro do wireless passa pelo Bluetooth e que este será transversal a qualquer dispositivo, abrangendo desde os convencionais smartphones até ao mais impensável dos electrodomésticos.

Para mostrar a força desta tecnologia, os responsáveis do Bluetooth SIG, organismo que desenvolve as especificações do standard wireless Bluetooth, confirmaram que dia 16 de Junho será anunciado oficialmente o Bluetooth 5.

Esta tecnologia tem evoluído substancialmente e cada vez mais convence os fabricantes de dispositivos que a aposta passa por colocar os serviços sem fios a correr sobre esta especificação de rede sem fio.

Dia 16 deste mês ficaremos a saber todas as especificações e as melhorias concretas que irão sair nesta revisão do Bluetooth 5. As novidades que já foram avançadas mostram ligações 4 vezes mais velozes, o dobro da cobertura e também a oferta de novos recursos para tecnologias offline.

As novidades, segundo os developers do padrão, estão relacionadas com serviços baseados na relevância da nossa localização e navegação. Assim há uma conclusão preliminar que nos diz que o Bluetooth 5 será especialmente preparado para tentar dar impulso aos beacons.

O que são os beacons?

De forma sucinta, o beacon é um pequeno dispositivo que emite sinais através da tecnologia bluetooth low energy, conhecida como bluetooth 4.0 (também presente na versão 5). Esses sinais podem ser captados por aplicações que estão presentes nos smartphones e tablets, sendo interpretados como gatilhos para uma determinada acção na app.

Os beacons funcionam tanto no sistema operativo Android como no iOS, com dispositivos compatíveis. A Apple ainda desenvolve o seu modelo desta tecnologia, o iBeacons físicos, para tornar a estrutura mais sólida e completa.

Os beacons enviam pequenos bits, com poucas informações, algo parecido como um endereço IP ou coordenada de GPS. Esses números consistem num UUID, que passa informações sobre o fabricante do beacon, um código “major” que diz a região onde se situa, e um “minor” que informa a sub região. Os beacons não possuem capacidade de armazenamento ou transmissão de grande quantidade de dados, sendo assim, a tecnologia não captura dados das aplicações ou mesmo do smartphone do utilizador.

Esta tecnologia tem um mercado forte na publicidade, podendo ajudar as empresas a mostrar pequenos anúncios publicitários quando o utilizador está na área de acção (junto à loja) e tem activa a tecnologia.

As tecnologias como o iBeacon passaram de forma muito despercebida no que toca aos dispositivos móveis e a tudo o que esteve envolvido no seu segmento. A justificação poderá estar no facto do actual Bluetooth ter uma velocidade ainda comprometedora para este tipo de recursos. Contudo,  com o Bluetooth 5, encontramos transmissões quatro vezes mais rápido do que actuais (BT 4,0 atinge padrão 24 Mbps, por isso, estamos a falar de cerca de 100 Mbps) e uma área de cobertura com o dobro da versão anterior.

Bluetooth

Exit mobile version