Pplware

Bluetooth 4.0: Baixo consumo e longo alcance

As mais recentes tecnologias ainda não estão à disposição de todos e já se desenvolvem os seus sucessores. Sempre foi assim e sempre será, pois o mercado de consumo é bastante mais lento que o desenvolvimento tecnológico, obviamente as questões de rentabilidade têm a sua quota parte de responsabilidade nesta cadeia evolutiva.

Como consequência ainda não vemos dispositivos com Bluetooth 3.0 no mercado, mas as especificações do Bluetooth 4.0 estão já a tomar forma.


Esta tecnologia, segundo Nick Jones, analista wireless da Gartner, apresenta uma fantástica inovação ao nível do baixo consumo de energia e será um grande trunfo para os fabricantes de gadgets em 2010.

O que traz de inovador a tecnologia Bluetooth 4.0?

Na pratica não se assistirá a um abandono de outras tecnologias de transmissão e recepção de dados, continuaremos a ter produtos que usarão estas tecnologias em modo duplo no entanto teremos uma tecnologia com duas variantes em dispositivos de utilização final: teremos a variante para dispositivos de alta potência (PCs, mãos-livres, telefones e câmeras) e a variante para dispositivos de baixa potência (relógios, medidores variados e portáteis, entre muitos outros pequenos e comuns dispositivos).


Datas para o aparecimento do Bluetooth 4.0

O Bluetooth 4.0 tem o lançamento previsto para este Verão, no entanto os analista apontam como muito improvável esse espaço temporal para que possam aparecer dispositivos que cumpram a norma até o final de 2010. Assim, apenas em 2011 deverão aparecer os primeiros dispositivos com esta norma.

Não deixa de ser verdade que esta tecnologia necessita de um “ar fresco” porque após a chegada de formas mais eficientes de transmissão de dados, como o WiFi, este arredou o Bluetooth para um restrito nicho de dispositivos. Hoje podemos ver a tecnologia aplicada em ratos, teclados, telemóveis e mãos-livres e pouco mais. Além deste restrito mercado, vemos ainda que a tecnologia é mal aproveitada, pois a aposta dos fabricantes em geral não estimula a utilização pelo público em geral. Depois das versões iniciais e do alto consumo, pouco foi aproveitado do salto qualitativo encontrado na versão Bluetooth 3.0 que lida muito melhor com o problema de largura de banda.

Assim, resta saber se o Bluetooth 4.0 que será mais económico em termos de consumo energético e será mais potente em termos de propagação de sinal, encontrará mercado que utilize as contrapartidas face ao que oferece o Wifi.


Mais Informação: SIG Bluetooth Press Release

Exit mobile version