As mais recentes tecnologias ainda não estão à disposição de todos e já se desenvolvem os seus sucessores. Sempre foi assim e sempre será, pois o mercado de consumo é bastante mais lento que o desenvolvimento tecnológico, obviamente as questões de rentabilidade têm a sua quota parte de responsabilidade nesta cadeia evolutiva.
Como consequência ainda não vemos dispositivos com Bluetooth 3.0 no mercado, mas as especificações do Bluetooth 4.0 estão já a tomar forma.
Esta tecnologia, segundo Nick Jones, analista wireless da Gartner, apresenta uma fantástica inovação ao nível do baixo consumo de energia e será um grande trunfo para os fabricantes de gadgets em 2010.
O que traz de inovador a tecnologia Bluetooth 4.0?
- Consumo de energia: Um dos pontos fulcrais no Bluetooth 4.0 é a insistente redução do consumo de energia, isto comparando com o que hoje temos nos nossos dispositivos. Esta optimização abre uma nova gama de dispositivos que podem incorporar comunicação por Bluetooth, como por exemplo os dispositivos mais básicos, tais como medidores de glicose/diabetes, pedómetros, sensores de energia e relógios. Estes equipamentos poderiam usar o mesmo método de alimentação que usam actualmente e ter um método de transmissão/recepção de dados Bluetooth.
- Longo Alcance: O Bluetooth 4.0 vem também incentivar a utilização desta tecnologia em dispositivos que necessitem de transmissões de longo alcance. A nova versão poderá transmitir sinal até 61 metros algo muito semelhante ao Wi-Fi.
Na pratica não se assistirá a um abandono de outras tecnologias de transmissão e recepção de dados, continuaremos a ter produtos que usarão estas tecnologias em modo duplo no entanto teremos uma tecnologia com duas variantes em dispositivos de utilização final: teremos a variante para dispositivos de alta potência (PCs, mãos-livres, telefones e câmeras) e a variante para dispositivos de baixa potência (relógios, medidores variados e portáteis, entre muitos outros pequenos e comuns dispositivos).
- Largura de Banda: Bluetooth 4.0 também suportará transferências de até 54Mbps, ou seja, estará a transferir mesma largura de banda do antigo padrão Wi-Fi 802.11g. Claro que isso tem como objectivo oferecer retro-compatibilidade aos dispositivos mais antigos. Depois há uma série de pormenores técnicos que permitem um maior alcance do que os tais 61 metros e com velocidades acima do especificado, dependendo do hardware em particular.
Datas para o aparecimento do Bluetooth 4.0
O Bluetooth 4.0 tem o lançamento previsto para este Verão, no entanto os analista apontam como muito improvável esse espaço temporal para que possam aparecer dispositivos que cumpram a norma até o final de 2010. Assim, apenas em 2011 deverão aparecer os primeiros dispositivos com esta norma.
Não deixa de ser verdade que esta tecnologia necessita de um “ar fresco” porque após a chegada de formas mais eficientes de transmissão de dados, como o WiFi, este arredou o Bluetooth para um restrito nicho de dispositivos. Hoje podemos ver a tecnologia aplicada em ratos, teclados, telemóveis e mãos-livres e pouco mais. Além deste restrito mercado, vemos ainda que a tecnologia é mal aproveitada, pois a aposta dos fabricantes em geral não estimula a utilização pelo público em geral. Depois das versões iniciais e do alto consumo, pouco foi aproveitado do salto qualitativo encontrado na versão Bluetooth 3.0 que lida muito melhor com o problema de largura de banda.
Assim, resta saber se o Bluetooth 4.0 que será mais económico em termos de consumo energético e será mais potente em termos de propagação de sinal, encontrará mercado que utilize as contrapartidas face ao que oferece o Wifi.