Pplware

Blu-ray na frente

Os consumidores norte-americanos estão a dar preferência ao Blu-ray como formato padrão para a próxima geração. Do total de discos de alta definição comprados no primeiro trimestre, 70% eram gravados neste formada, contra os 30% restantes da tecnologia rival HD DVD, segundo dados apurados pela Home Media Magazine.O Blu-ray assumiu a liderança em Fevereiro e a percentagem sobre as vendas totais acelerou até o ponto em que passou a ser responsável por três em cada quatro DVDs de alta definição vendidos em março.

O estudo da revista afirma ainda que quando os consumidores têm possibilidade de escolha entre ambos formatos, preferem o Blu-ray. A Warner Home Video lançou “The Departed” a 13 de Fevereiro em ambos os formatos e desde essa data até 31 de Março os consumidores compraram 53.640 cópias do filme em Blu-ray e 31.590 discos no padrão HD DVD, informou a Hollywood Reporter.

O artigo mostra ainda que 8 dos 10 títulos de alta definição mais vendidos, no primeiro trimestre deste ano, estão gravados no formato Blu-ray. No topo da lista está “Casino Royale”. A versão Blu-ray de “The Departed” aparece em segundo, seguído pelo mesmo filme na sua edição em HD DVD.

De Janeiro a 31 de Março, os consumidores compraram quase 1,2 milhão de DVD’s de alta definição, nos EUA, dos quais 832.530 eram do padrão Blu-ray e 359.300 eram HD DVD’s. Só em Março foram comprados 335.980 discos Blu-ray e 119.570 HD DVD’s.

Os especialistas desta indústria não se mostraram surpreendidos pelos resultados, relembrando que o Blu-ray tem o apoio de cinco dos seis maiores estúdios de cinema, enquanto o HD DVD é apoiado por três deles. Três estúdios – Sony, Disney e Fox – apoiam exclusivamente o Blu-ray. A Paramount e a Warner têm produtos em ambos os formatos. A Universal é o único grande estúdio a lançar filmes apenas em formado HD DVD, que é considerado pelos seus apoiantes como o mais simples e barato de produzir.

Exit mobile version