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Bloggers: Estudo mostra a sua importância no Marketing Digital

Na era do Marketing Digital, os bloggers têm um papel fundamental na promoção dos produtos. As reviews e comparações podem significar o êxito ou fracasso de um produto ou serviço e as marcas sabem isto.

Hoje em dia, muitas pessoas, antes de comprar um produto, vêem reviews online e comparam com produtos semelhantes. Principalmente se o produto for caro, onde se tenta conseguir a maior informação possível para justificar a escolha, sempre com algum medo de tomar a decisão errada.

Há uns anos atrás, pedíamos opiniões aos familiares e amigos que já tinham comprado algo semelhante ou que tinham algum conhecimento na área. Hoje, continuamos a pedir estes conselhos, mas preferimos ler as reviews dos bloggers ou perguntar nos fóruns.

Vejam só os grupos do Pplware no Facebook. Todos os dias, os utilizadores pedem recomendações e opiniões sobre que dispositivo comprar e porquê. As respostas, apesar de serem opiniões de outros utilizadores, muitas vezes são respaldadas com vídeos ou artigos de outros bloggers.

São os bloggers que recomendam os produtos, que fazem reviews imparciais (a maioria) e comparam dispositivos ou serviços para dar ao leitor todas as respostas que precisa antes de realizar uma compra.

E o melhor de tudo é que existem muitos! Graças à facilidade de criar um blog ou um canal de YouTube, o crescimento dos bloggers e dos influencers tem vindo a aumentar.

Os bloggers são os amigos aos quais tu pedias conselhos há 10 anos.

Vejam este inquérito realizado pela Social Media Link a mais de 21.000 utilizadores ativos das redes sociais. Existem muitas conclusões que podemos retirar deste estudo, mas apenas quero chamar a atenção para estas:

A opinião livre de um blogger ou de um comprador é muito mais importante na hora de fazer uma compra.

Todos queremos comprar o melhor produto possível, por essa razão queremos ver como funciona, quais são os seus pontos positivos e negativos e ver a opinião de outros compradores ou espertos na matéria.

Enfim, este artigo resume-se a esta pergunta: em quem confia mais, numa marca que quer vender um produto, ou numa pessoa que critica objectivamente um produto?

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