A australiana Olive Riley, considerada a mulher mais velha do mundo a manter um blog, faleceu no passado sábado, aos 108 anos de idade. No seu último post, publicado a 26 de Junho, relatou que cantou uma «canção alegre» com as enfermeiras e uma visitante do asilo onde morava.
«A nossa querida amiga Olive Riley faleceu em paz no dia 12 de Julho e deixará enlutados milhares de amigos da Internet e centenas de descendentes e outros parentes», lê-se numa nota publicado no blog de Eric Shackle, amigo da blogger mais velha do mundo.
Olive Riley criou o seu blog – www.allaboutolive.com.au – em Fevereiro de 2007, tendo escrito mais de 70 posts partilhando os seus pensamentos sobre a vida moderna e a experiência de ter vivido durante todo o século XX.
Na última entrada, datada de 26 de Junho, Riley escreveu que ainda se sentia fraca após ter passado os últimos dias na cama com tosse, mas descreveu um encontro com uma visitante que era cantora profissional.
«Ela e eu cantámos uma música feliz, e passado pouco tempo juntaram-se várias enfermeiras, que nos acompanharam. Foi um belo concerto», contou.
Olive Riley, nascida em 20 de Outubro de 1899 na cidade australiana de Broken Hill, estado de Nova Gales do Sul, viveu as duas grandes guerras mundiais e criou três filhos sozinha enquanto trabalhava como cozinheira ou empregada de bar.
De acordo com o seu neto, Darren Stone, os blogs ajudavam-na a manter a «mente fresca», e ela adorava a notoriedade que lhe traziam.
«Ela tinha pessoas que comunicavam com ela de locais tão longínquos como a Rússia e a América de uma forma continuada, não apenas de vez em quando», afirmou Darren Stone à imprensa australiana.
Informação adicional: