Dos principais competidores de plataformas móveis existentes, dois ainda possuem no mercado tecnologias baseavam em paradigmas de navegação pouco adequados às exigências modernas. Referimo-nos à Microsoft e à RIM. A empresa de Redmond, irá apostar no futuro na plataforma Windows Phone 7, como já tínhamos referido anteriormente. A RIM, mostra agora no seguinte vídeo um aspecto renovada na mais recente iteração do Blackberry OS.
As funcionalidades apresentadas no Blackberry 6 pelo fabricante canadiano, líder de vendas de smartphones nos EUA, desmistificam aquele ar pesado, negro, com um interface adequado aos empresários fieis à plataforma. O aspecto “dark” dos menus com selecções em azul, fazem ainda parte desta nova geração. Mas então o que mudou?
O essencial para a RIM é chegar-se ao pelotão da frente neste novo segmento de mobilidade. É necessário ajustar às novas tendências os menus e botões. É necessário que estes menus sejam mais espaçosos de modo optimizado ao toque, tendo em conta o crescente segmento dos ecrãs multi-touch. O vídeo demonstra ainda em destaque, a utilização do telcado virtual, certamente a RIM, irá apostar em lançar alguns dispositivos das próximas gerações sem teclado físico, como já o fez com o Storm e o Storm II.
Ao nível do software, a empresa norte canadiana introduz duas aplicações bastante úteis e renova adequadamente o software existente. Antes de mais uma das renovações é na interface do player multimédia, que se torna bastante semelhante ao que se encontra no iPhone.
É introduzida uma nova aplicação denominada Social Feeds, que agrega os principais feeds em formatos convencionais como RSS, ou outras fontes como Twitter e Facebook. Uma funcionalidade muito útil neste aspecto, é o utilizador poder escrever um texto e ser imediatamente publicado simultaneamente nas duas redes sociais referidas anteriormente.
O Blackberry Messenger, aparece também de cara lavada, mais bonito e organizado será com certeza uma actualização incremental a uma das jóias da coroa deste sistema operativo móvel. Finalmente é apresentado um novo browser baseado em WebKit, que irá conter o popular gesto “pinch to zoom”, permitindo utilizar dois dedos para aumentar ou diminuir o detalhe de uma página Web.
Pesando as novidades, apesar de não serem completas parece que o Blackberry 6 irá permitir à RIM consolidar e possivelmente chamar a si novos adeptos para uma plataforma que está mais bonita e funcional. As alterações na interface, são importantes, mas foram feitas de forma subtil a não quebrar radicalmente com a interacção anterior, mantendo alguns elementos, o que certamente também irá satisfazer algumas das maiores figuras da actualidade, que têm sido fieis clientes da marca. Será que Barack Obama, irá fazer uma actualização ao seu já gasto Smartphone?